quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Balanço de 2010 - Os melhores do Vinho por 2

No ano de 2010 conseguimos colocar em prática a idéia de registrar os vinhos que degustamos no dia-a-dia, assim como de interagir com outras pessoas que compartilham desta mesma paixão.  

Tivemos o prazer de ingressar na Confraria Brasileira de Enoblogs, onde fomos recebidos com muito apoio e receptividade por blogueiros que já acompanhávamos. A CBE mostra que no mundo do vinho tem gente que sabe muito e nem por isso deixa de ser humilde. Por isso, agradecimento especial ao confrade Gil (Blog Vinho para Todos), que nos convidou para fazer parte desta iniciativa maravilhosa.

O nosso primeiro post foi divulgado em 18 de julho de 2010, sendo que em pouco mais de cinco meses, conseguimos postar 65 vezes sobre vinhos e temas correlacionados, em uma média de 13 publicações por mês ou 01 postagem  a cada dois ou três dias.

Ao longo do ano foram postadas 53 considerações sobre vinhos degustados,  nas quais estão incluídas as duas que finalizaram a degustação de Cabernet Sauvignon, mas que em virtude das festidades de fim de ano foram postadas apenas nos primeiros dias de 2011.

Não poderíamos, também, deixar de agradacer àqueles que nos ajudaram indiretamente  nas degustações organizadas ou mesmo tiveram colaboração direta no blog, como nosso amigo  Serpa Jr. Além dele, não poderiam deixar de ser citados os amigos: Flavinha, Luciana, George e Lícia, que também têm sua parcela de participação e incentivo ao blog.

Temos certeza que aqueles que nos acompanham percebem a isenção de nossas opiniões, que são sinceras e jamais atribuem características ou qualidades que o vinho efetivamente não possua. Esta é a grande vantagem de ser amador e não ter comprometimento com pessoas ou empresas do ramo.
Manter o blog atualizado é uma tarefa de grande esforço já que não trabalhamos com vinhos. Contudo, sentimos no balanço realizado que o saldo  é positivo, tornando a tarefa muito gratificante.

Feitas estas considerações, iremos enumerar um resumo do que de melhor foi postado em 2010 no nosso blog. Esperamos que as nossas impressões possam ser úteis aos enoamigos.


MELHOR VINHO TINTO:













Cortes de Cima Reserva 2003 - Apesar de ter sido degustado em 2008 e somente postado em 2010, sem dúvida é um vinho de excelência. Inclusive, tem certo valor sentimental, já que foi o vencedor da primeira degustação às cegas que realizamos.


MELHOR ESPUMANTE:

 











Casa Valduga 130 anos - Um estilo que nem todo mundo aprecia, sendo um pouco mais pesado que o habitual. Nós adoramos!


MELHOR VINHO BRANCO:

 











Esporão Private Selection 2008 - Com este vinho (na verdade safra 2007) começou nosso  interesse pelos brancos. Precisa dizer mais alguma coisa?


MAIOR SURPRESA:

 











Pulenta Gran Malbec 2007 - Quebrou preconceitos. Quando achávamos que os malbecs argentinos se resumiam a grande potência e frutas em compota, surgiu um exemplar de grande elegância. Olha que foi degustado com Almaviva e Anwilka. Que responsabilidade!


MELHOR CUSTO X BENEFÍCIO BRANCO:

 











Tomero Torrontés 2009 - Um exemplar bem interessante e aromático, que possui mais corpo que o habitual, suprindo esta deficiência da casta.


MELHOR CUSTO X BENEFÍCIO TINTO:

 











Meia Pipa 2007 - Sem erro na sua faixa de preço.


OUTROS TÃO BONS QUANTO OS MELHORES:

TINTOS:

  • Quinta do Mouro 2005
  • Kanonkop Cabernet Sauvignon 2005
  • Angélica Zapata Cabernet Sauvignon 2006
  • Herdade dos Gorus Moon Haversted 2008
  • Muga Reserva Selección Especial 2004
  • Malhadinha 2006
  • Boekenhoutskloof Cabernet Sauvignon 2007 
  • Casa de Santa Vitória Reserva 2007

BRANCOS:

  • Pêra Manca 2007
  • Amayna Sauvignon Blanc 2008
  • Cartuxa Branco 2008
  • Casa Valduga Chardonnay Gran Reserva 2009
  • William Cole Mirador Selection 2009

 ESPUMANTES:

  • Chandon Brut
  • Amante Brut Malbec

FORTIFICADO:
  • Quinta das Carvalhas Reserva Tawny
 
Esperamos que 2011 seja tão bom e produtivo quanto foi o ano de 2010.

Um brinde a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário