domingo, 12 de junho de 2011

Primeiro dia de visitas às vinícolas de Mendoza - Achaval Ferrer com a MonWine Travel


Uma dica bem legal para quem quiser fazer a visitação das vinícolas é contratar empresas de turismo de Mendoza, que possam dar todo o suporte para este deslocamento ou até mesmo efetuar as reservas com as bodegas desejadas. Nós optamos por contratar apenas o deslocamento, pois entramos em contato com as vinícolas e efetuamos as reservas diretamente, com exceção da Belasco de Baquedano que foi indicação da empresa contratada. Outro ponto é que as bodegas não estão tão perto, a sinalização não é boa e, também, depois de muitas taças de vinhos não seria uma "idéia 51"  sair dirigindo por lá! Por isso, optamos por contratar a MonWine Travel, que foi uma indicação do Nivaldo e da Tereza do Blog "Todo dia é dia de vinho", que já haviam utilizado o serviço e não tiveram qualquer problema. Nós também recomendamos a MonWine Travel, que tem como um dos sócios o Sr. Diego Porras. Fomos muito bem atendidos. Os motoristas eram verdadeiros guias e nos explicavam com muita paciência, já que não dominamos o espanhol, todos os detalhes e curiosidades do trajeto até as vinícolas. 

 É também interessante ressaltar que, ao contrário de outras empresas do ramo, o preço não é extorsivo. Chegamos a fazer outras cotações e ficamos impressionados com os valores cobrados. Diante disso, está mais que recomendada a MonWine Travel. Quem quiser qualquer dica neste sentido pode ficar à vontade para nos enviar um e-mail. Nossa primeira visita foi à Achaval Ferrer, vinícola de menor porte, que produz aproximadamente 200.000 garrafas por ano. Sua primeira safra foi elaborada no ano de 1999 e hoje a referida bodega possui oito fazendas para produção de suas uvas. Os vinhos topo de gama levam o nome das fincas onde as uvas são colhidas, sendo que segundo o guia que nos acompanhou durante a visitação, o Finca Altamira evoca as frutas vermelhas (principalmente cereja), o Finca Bella Vista frutas mais secas e o Finca Mirador ervas aromáticas (alecrim), notas defumadas e café, tudo em um estilo mais francês. 

 De logo, quem visita a Achaval fica impressionado pelas paisagens que a cercam. É possível ter uma visão nítida da Cordilheira dos Andes. Além disso, o prédio da vinícola também chama a atenção, já que se trata de uma construção muito bem trabalhada. Tivemos a oportunidade de fazer uma visita pela aconchegante vinícola e fomos atendidos por um guia que falava muito bem português, o que facilitou bastante as coisas. Os vinhos da Achaval Ferrer são verdadeiros ícones argentinos consagrados pela crítica especializada. Eles são frutos do empenho do enólogo italiano Roberto Cipresso, que elebora Brunello de Montalcino em sua terra natal, imprimindo um estilo velho mundo aos vinhos feitos sob sua tutela em Mendoza. 

Já havíamos degustado o Finca Altamira 2006, que obteve nota 96 pela Wine Spectator, sendo que naquela oportunidade ele não mostrou todas as suas qualidades. Depois da prova de vinhos que fizemos na Achaval Ferrer ficou claro que aquela garrafa estava prejudicada, sem ter mostrado todo o seu valor. Toda má impressão foi desfeita. Os vinhos são muito bem feitos, mas possuem um inconveniente: o preço. Eles custam muito caro para os hermanos e muitíssimo caro para os brasileiros. 

Na própria vinícola os vinhos têm o mesmo preço praticado pelo mercado para o consumidor final, o que foi comum perceber na maioria das vinícolas visitadas. Vai a dica: vale muito mais comprar vinhos em Buenos Aires do que nas vinícolas ou em Mendoza. Em Mendoza aproveitem para degustar bastante e segurem as compras para Buenos Aires e para o Free Shop.

Voltando a nossa visita à Achaval Ferrer, tivemos a oportunidade de degustar o Malbec Mendoza 2010,  o Quimera 2008 e o Finca Mirador 2008. Todos eles serão postados com detalhes na sequência de posts que publicaremos a seguir. 

Valeu visitar a Achaval Ferrer. O atendimento e os vinhos são muito bons e, de quebra,  a paisagem é deslumbrante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário