Para nós este ainda continua sendo o melhor vinho branco brasileiro. Recentemente provamos o Salton Virtude e achamos que não bateu esse Chardonnay da Casa Valduga, principalmente pela falta de acidez. Ainda precisamos provar os brancos da Villa Francioni para dar o veredito final. O Casa Valduga Chardonnay passa por amadurecimento de 06 meses em barricas de carvalho romeno e, mesmo assim, consegue manter sua acidez, o que não é tão fácil para os vinhos brancos. Quando degustado apresentou cor amarelo com reflexos dourados. Nos aromas percebemos leve tostado com um cítrico ao fundo, baunilha e uma nota de mel. É possível notar que a madeira foi muito bem trabalhada neste vinho, de modo que não teve os seus aromas encobertos e nem perdeu sua acidez por conta do estágio em barrica. Na boca mostrou bom corpo e untosidade, assim como acidez bem integrada.
Classificação Vinho por 2: Muito Bom
País: Brasil
Região: Bento Gonçalves
Uva/Corte: Chadonnay
Teor alcoólico: 14,00%
Preço: Aproximadamente R$ 50,00 na Empório Recife
Degustado em: 11 de setembro de 2010
Link: Casa Valduga
Também o considero o melhor vinho branco nacional que já provei até hoje. Os que chegaram mais perto foram alguns Sauvignon Blanc de Sta. Catarina e um Chardonnay paranaense!
ResponderExcluirAgora minha curiosidade é provar o tal do RAR Viognier, da Miolo.
Olá Alexandre!
ResponderExcluirInfelizmente ainda não provamos os brancos de Sta. Catarina e Paraná, mas com sua indicação ficamos curiosos!
Abraços.