quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Quinta da Receita: Filé ao Molho de Vinho Tinto Reduzido

A receita de hoje foi retirada do blog Alecrim Trip Gourmet e é imperdível. Seguimos a recomendação do Samuel Toledo e preparamos a receita com filé mignon, mas também pode ser feita com o corte de sua preferência. A carne fica super macia, desmanchando na boca. O acompanhamento pode ser desde um arroz básico, até algo mais elaborado. Não há limites para a criatividade nos acompanhamentos deste prato. No dia em que fizemos essa receita aproveitamos o arroz do dia a dia, como vocês podem ver na foto ao lado. Para harmonizar e preparar o prato usamos o Artefacto Syrah Colheita Selecionada 2010. Trata-se de mais um projeto de Luís Duarte, que dessa vez resolveu trabalhar com a Syrah no Alentejo. Depois da vinificação houve o repouso do vinho durante 09 meses em barris de caravalho americano. A harmonização foi bastante facilitada, já que o mesmo vinho usado no preparo do prato foi o que acompanhou a refeição. Regrinha básica de hamonização. O Artefacto mostrou estrutura suficiente para compor o molho, assim como notas frutadas, especiadas e a abaunilhadas, que somaram postivamente aromas ao prato. Um vinho jovem e fácil de degustar, que não possui maiores complexidades. Outro vinho que poderia muito bem ser utilizado para preparar este prato é o Alta Vista Premium Malbec. Afinal, Malbec e carne formam um par perfeito. Vamos trabalhar:
 
Ingredientes para 04 pessoas:
 
800g de Filé Mignon bem limpo, sem cordão (ou outra carne de sua preferência);
350ml de vinho tinto;
03 colheres de sopa de shoyo;
01 colher de sopa bem rasa de farinha de trigo (opcional);
01 colher de sopa de tomilho;
02 colheres de sopa de alecrim;
01 colher de sopa de salsa desidratada;
02 colheres de sopa de alho desidratado (caso não encontre, pode picar e fritar o normal);
02 colheres de sopa de azeite;
Sal e pimenta do reino moída.

Forma de preparo:

Colocar a peça de carne para marinar na mistura de vinho tinto, shoyo, tomilho, alecrim, salsa, azeite e pimenta do reino (não colocar sal nesta hora pois pode deixar a carne seca) por pelo menos 4 horas. Após esse período, separe a carne do molho, certifique-se de que nenhuma erva ficou grudada nela (pois pode queimar na hora de fritar) e reserve o molho.

Em uma panela grande (tem que caber toda a peça de carne), adicione um fio de azeite e aqueça bem. Quando sentir que o azeite está bem quente coloque a peça de carne. Tente não furar (pode usar um pegador de macarrão para virar) e frite todos os lados rapidamente. Esse é o processo de “selar” a carne! Feito isso, coloque em uma assadeira e reserve. Nesta mesma panela em que você selou a carne, adicione o molho em que a carne ficou marinando (pode ser coado ou não) e deixe reduzir. Neste momento, pode-se usar a farinha de trigo. Basta polvilhar sobre o molho e mexer bem para não empelotar até engrossar. Adicionar o alho desidratado e desligar o fogo.

Fatiar a carne, se necessário dê uma leve corrigida com sal, e regue com o molho reduzido. Pré aqueça o forno a 200ºC e deixe assar por 10 minutos. Se gostar dela mais bem passada, deixe mais tempo no forno até ficar ao seu gosto.
 
Pulo do Gato: Quem gosta da carne mal passada pode deixar apenas cinco minutos no forno!

Fonte: Alecrim Trip Gourmet - Rosbife ao Molho de Vinho Tinto

2 comentários:

  1. É um prazer poder participar de um blog tão bem feito e que nos ajuda muito no dia a dia!
    Sempre que precisarem o alecrim-blog esta à disposição!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos elogios Samuel.

    Podemos dizer o mesmo de seu blog.

    Mais um vez agradecemos a permissão para publicar suas receitas.

    Abraços

    ResponderExcluir