domingo, 18 de julho de 2010

O início

A primeira degustação é inesquecível! Foi quando tudo começou, já costumávamos “tomar” vinhos com certa regularidade, mas nada comparado a uma degustação, como a que fizemos no dia 01 de novembro de 2008, com os amigos Serpa e Luciana.
Claro que a maioria de nós já teve um passado negro, que inclui os "famosos": Sangue de Boi, Carreteiro e Capelinha. Mas ainda bem que tudo passa nessa vida! E passou... rs.
Começamos, naquele momento, a degustar com critério, mas sem tornar a degustação chata ou cansativa.
Deixamos de tomar o vinho e passamos a degustá-lo.
As degustações (outras sucederam) passaram a ser realizadas às cegas, com fichas de avaliação, caixas de aromas e uma discussão dos confrades sobre as avaliações realizadas antes de revelar quais os vinhos correspondiam às letras nas etiquetas.
Após esta explanação pode surgir uma pergunta: Isso tudo não é chato e cansativo?
A resposta é negativa!
A folia das esposas dos confrades após a degustação dos vinhos sempre tornou a coisa engraçada! Não tinha como ficar cansativo de modo algum.
O vinho, além de proporcionar o prazer de sua degustação, que tem infinitas possibilidades pela quantidade de rótulos e até mesmo diferenças entre garrafas de uma mesma safra, ainda nos possibilita estreitar amizades que certamente seguirão em frente. Este é o ponto fundamental.
Voltando ao nosso primeiro "evento", foram degustados: Duas Quintas Reserva Especial 2003, Cortes de Cima Reserva 2003, Quinta da Cortezia Touriga Nacional 2001 e Casillero Del Diablo Reserva Especial 2005.
Os vinhos serão comentados ao longo desta semana, dentro das possibilidades de nossas memórias e das poucas anotações que foram feitas na ocasião.
Talvez as informações não sejam as mais completas, mas jamais poderíamos deixar de comentar este momento, que foi o inicio de tudo.

8 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog pessoal, vou passar a segui-lo!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ahá! O primeiro comentário é meu!!! Parabéns para vocês e longa vida ao blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi Anna, adorei a idéia! Acompanherei com certeza as dicas. Aqui em Brasília temos excelente lojas com vinhos maravilhosos, dps indicarei algumas, ok? Aproveito para postar uma dica de um vinho que amo, caso vcs ainda não conheçam, trata-se de um vinho espanhol, Marques de Riscal, digam dps o q acharam, ok? Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabensss o blog ta ótimo, como sou uma das que se divertem nas degustações, principalmente depois se algumas taças, posso dizem com propriedade q nossas degustações Sao bem divertidasss!!! Ate a próxima Dollys. Bj Lu

    ResponderExcluir
  5. Não poderia deixar de comentar o post de vcs, pois de certa forma ajudamos a realizá-lo. Parabéns pela idéia e que venham inúmeros outras eno experiências para serem compartilhadas. Salud, amigos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Anna. Boa ideia essa de falar das experiências do casal no mundo do vinho. Experiências vastas, né? E já que Verônica falou, tamém gostaria de recomendar um vinho que gosto muito: "Do Frei. O vinho de todo santo dia." Esse é bom mesmo!

    Beijão e felicidades ao casal blogueiro.

    ResponderExcluir
  7. Grande iniciativa do casal amigo! Também passei da fase do "Sangue de Boi" e "Galiotto" e hoje sou apreciadora de um bom vinho e dos acessórios que sua degustação trás, como reencontro com amigos, boas conversas... Serei seguidora do blog e espero sempre encontrar boas sugestões aqui! Parabéns! Juliana Ferraz

    ResponderExcluir
  8. Bem, Anninha e Maykel,além de amigos, são, há um certo tempo, nossos consultores em qualquer investimento que façamos em vinhos. Nas viagens que fazemos sempre pedimos dicas e somos brindados com um estudo dos melhores vinhos da região com preços, notas, etc.
    Além disso, sempre por dentro dos preços das variadas lojas em nossa cidade, Recife, sempre nos indicaram onde comprar determinados rótulos com o melhor preço do mercado. Assim, acho muito justo que essas dicas preciosas, que sempre usufruímos, sejam divididas com os seguidores deste blog que, com certeza, muito contribuirá para quem aprecia essa bebida maravilhosa! Bjs e tô de olho nos posts!!!! :)

    ResponderExcluir