quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ferreira Porto Branco

Dentro dos critérios estabelecidos para a escolha do vinho a ser degustado pela Confraria Brasileira de Enoblogs - vinho do porto branco e que custasse até R$ 100,00 - escolhemos o Ferreirinha Branco.
Foi interessante, além de didático, o tema deste mês, pois este tipo de vinho nunca havia despertado nosso interesse e talvez não viéssemos a degustá-lo tão cedo. Tivemos uma impressão positiva deste gênero, apesar de não ser um estilo de nossa predileção.
O Ferreirinha apresentou cor dourada com tons de âmbar que deve ser resultado do envelhecimento em tonéis de madeira. No aroma o destaque maior foi o mel e em seguida a madeira, além de uma leve nota de oxidação. Não nos pareceu evidente o floral que o produtor consta no contra-rótulo do vinho. Na boca é doce sem ser enjoativo, mesmo com seus 100 gramas de açúcar por litro. Para dar um ideia do quanto este valor é significativo, um vinho tinto seco, pela legislação nacional, deve ter menos de 5 gramas/litro. A acidez deste vinho equilibra a quantidade de açúcar, tornando a degustação agradável.
Classificação Vinho por 2: Bom
País: Portugal
Região: Porto
Uva/Corte: Malvasia Fina. Códega, Rabigato, Gouveio e outras
Teor alcoólico: 19,50%
Preço: R$ 60,00 na Wine
Degustado em: 29 de agosto de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário