segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pêra Manca 2007

O segundo colocado de nossa degustação chegou a causar certa controvérsia num dado momento da prova. Em princípio Maykel defendeu que ele poderia estar no mesmo nível do Esporão, entretanto os demais discordaram dessa opinião. É que no nariz ele é bem interessante, sendo marcado mais pela força e originalidade, portanto, chamou bastante atenção por ser diferente do que estamos acostumados. Maykel achou que em termos de aromas houve um empate técnico, já que não havia um vinho melhor neste quesito, eles eram simplesmente diferentes. A boca definiu a vitória do Esporão que era mais estruturado e com uma acidez muito bem integrada. Com a comida a diferença ficou ainda mais nítida, já que o Esporão apresentou-se mais gastronômico. 
O Pêra Manca 2007 chegou a ser avaliado por duas vezes pela Revista de Vinhos de Portugal, tendo recebido notas distintas em cada uma das oportunidades. Quando foi degustado sozinho chegou a receber nota 18, sendo que numa prova conjunta de vários brancos portugueses sua nota foi 17.
Na prova realizada durante o jantar harmonizado, apresentou cor amarelo com reflexos dourados. No nariz os aromas eram complexos, exalando leve abacaxi, nota cítrica de lima, damasco seco e um tostado que mostrava a boa integração entre o vinho e a madeira. Na boca apresentou certa untosidade, retrogosto com uma nota de madeira bem integrada, boa acidez e final longo.
Classificação Vinho por 2: Muito Bom
País: Portugal
Região: Alentejo
Uva/Corte: Antão Vaz e Arinto
Teor alcoólico: 13,00%
Preço: R$ 150,00
Degustado em: 04 de setembro de 2010
Link: http://www.cartuxa.pt/intro.html

Um comentário:

  1. Belo vinho da FEA!!! Mas ainda sou mais o Esporão. Os dois são excelentes vinhos brancos, mas o segundo ainda é referência prá mim. Que venham outras degustações...!!! E quem diria que vc não eram muito chegados em brancos!!! Foi até fácil mudar de idéia, bastou um Esporão e um Sol de Sol.
    Rsrsrsrs...!!!

    ResponderExcluir