quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Tannat Viejo Stagnari 2007

Sabe aquele vinho que todo mundo fala super bem e quando você prova pensa examente o contrário? Esse foi  o nosso caso em relação ao Tannat Viejo da Stagnari, que em seu contrarrótulo vem com uma listagem dos inúmeros prêmios que ganhou. Já havíamos degustado o Tannat Premier que é a linha mais básica da vinícola, numa degustação da uva Tannat, onde figuraram vinhos como: Amat 2004, Axis Mundi 2002, Carrau Reserva 2004 e o Catamayor Reserva de la Familia 2005. Tudo bem que isso foi uma injustiça, já que o nível dos concorrentes era muito mais elevado. Lembramos que naquela ocasião o vinho se mostrou extremamente herbáceo e desagradou a todos que estavam presentes no evento. Por essa razão, sempre tivemos vontade de dar uma nova chance aos vinhos produzidos pela Stagnari, desta vez com o Tannat Viejo que está um nível acima. Infelizmente o vinho não correspondeu às nossas expectativas, sendo uma nova decepção. No exame visual ele apresentou cor rubi escuro com tons violáceos. No exame olfativo tinha uma madeira bem marcada lembrando cânfora, frutas negras, notas de chocolate e o álcool um pouco aparente, tudo num estilo mais fechado. Na boca mostrou bom corpo, bastante adstringência e um incômodo amargor em seu retrogosto. No nariz o vinho chega a ser agradável, mas na boca ...
Classificação Vinho por 2: Regular
País:Uruguai
Região: Salto
Uva/Corte: Tannat
Teor alcoólico: 14,00%
Preço: R$ 50,00 na RM Express
Degustado em: 22 de outubro de 2010
Link: Tannat Viejo Stagnari

2 comentários:

  1. é interessante este vinho.
    Eu o tomei em Punta há uns 6 anos e achei ótimo. è verdade que na época foi acompanhado de Arraia que é excepcional, me desculpem os preservacionistas.
    Nunca mais o havia encontrado aqui no Brasil. Hoje achei, tomei e continuei achando ótimo, e desta vez só acompanhado de panquecas chez moi.
    O interessante é que li comentario de especialista o achando apenas razoavel.
    Bem. gosto é gosto.

    ResponderExcluir
  2. Realmente gosto é gosto e, talvez, essa faceta subjetiva seja o grande charme do vinho.
    De uma maneira geral os especialistas gostam do Tannat Viejo Stagnari, mas nós que somos amadores não o achamos interessante.
    No final das contas não há certos e errados.
    O importante é degustar aquilo que agrada o paladar.
    Agradecemos o seu comentário e saiba que o blog está sempre aberto e à sua disposição.

    ResponderExcluir