sábado, 13 de novembro de 2010

WOW - QUARENTA E UM VINHOS DEGUSTADOS

Vamos aproveitar este primeiro post para fazer um apanhado geral sobre a degustação realizada no evento Wines of the World, sendo que nas postagens seguintes vamos falar sobre alguns vinhos degustados que tomamos nota. O evento foi muito bem organizado e igualmente bem frequentado, pelo que sem dúvida é o melhor do gênero na Cidade do Recife.  Chegando ao local do evento, cada participante recebia o crachá de identificação e uma caneta,  assim  como um guia com espaço para anotações de todos os vinhos que estavam presentes no evento. Destaque especial para o Buffet, que foi de alta qualidade e bom gosto, com os mais variados tipos de queijos, patês, pães e frios. 
 
Quanto aos vinhos, esperávamos mais de alguns produtores, que levaram produtos que já tem um apelo comercial muito forte, perdendo a oportunidade de divulgar outros vinhos de seu portifólio com maior valor agregado e que certamente tem público nesta cidade. A Quinta do Mouro não cometeu este erro e levou a maravilhosa safra 2005 do vinho que leva o nome da quinta. Vale registrar que apesar do cansaço, já que o evento havia sido realizado no dia anterior na Cidade de João Pessoa, e ainda seria realizado no dia seguinte na Cidade de Fortaleza, alguns produtores nos antenderam muito bem e com  muita simpatia. Gostaríamos de agradecer especialmente, pela grande receptividade, ao Jesús Viguera da Bodegas Muga, Carlos Timoner da Tamarí, Benoît Berneron da Alta Vista,  Luís Louro da Quinta do Mouro (foto ao lado) e Luís Duarte, aclamado enólogo português, que é pai de vinhos como o Herdade do Grous Reserva e Moon Harversted, Malhadinha e Quinta do Mouro. 

Degustamos quarenta e um vinhos, dos quais merecem destaque: Quinta do Mouro 2005, Herdade dos Grous Moon Harvested 2008, Malhadinha 2006, Muga Reserva Selección Especial 2004,  Herdade dos Grous Reserva 2008,  ZHIK  Malbec 2007 da Tamarí (foto ao lado), Alta Vista Terroir Selection 2007, Muga Branco 2008 e Quinta do Crasto Vinhas Velhas 2007. Sem dúvida, em um patamar superior estava o Quinta do Mouro 2005, seguido pelos vinhos Herdade dos Grous Moon Haverst 2008, Malhadinha 2006, Muga Reserva Selécion Especial 2004 e Herdade dos Grous Reserva 2008, que estavam em um nível muito próximo apesar de estilos diferentes.

No quesito custo x benefício achamos que o Alta Vista Terroir Selection foi imbatível,  por estar numa média de preço de R$ 55,00. O Atemporal 2007 (foto ao lado), também se mostrou muito bem vinificado, mas precisando de mais tempo de guarda, sendo que dentro de uns dois anos vai estar mais redondo na boca. É uma pena que a Alta Vista não tenha  levado seus vinhos de vinhedo único e o Alto, que certamente iriam figurar entre os melhores da feira. Continuando na Argentina, poderíamos dizer que o vinho surpresa da noite foi o ZHIK Malbec 2007 da Tamarí, que é produzido de forma minúscula, apenas 2000 garrafas e que mostrou bastante qualidade para o seu preço, que segundo o representante da vinícola no evento, Carlos Timoner, seria de R$ 96,00, estando já  totalmente redondo, apesar da sua pouca idade. 
 
Os espanhóis, assim como os argentinos, também deram um show de simpatia,  principalmente através do representante da Bodegas Muga, Jesús Viguera (foto ao lado), assim como de qualidade com os  já mencionados Muga Reserva Selección Especial 2004 e Muga Branco 2008. O Muga Reserva 2004, nosso velho conhecido, também esteve presente no evento e os comentários podem ser conferidos no link disponibilizado. O Selección Especial 2004 está um patamar acima dele, mostrando toda a força dos vinhos da Rioja.  Quanto ao Muga Branco 2008,  nos recordamos que ele se mostrou muito  bem feito e agradável, mas vamos ficar devendo maiores comentários, pois já tínhamos degustado pelo menos uns trinta vinhos antes. Enfim, o evento foi de grande qualidade, ajudando a difundir a cultura do vinho em nossa cidade, assim como serviu para mostrar aos produtores que no Nordeste há uma grande potencial de consumo para os vinhos de qualidade de qualquer parte do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário