quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Vinhos para Ceia Natalina

Natal é tempo de reunir a família para comemorar o nascimento de Jesus . Apesar de ser um feriado Cristão muitas pessoas que não são cristãs comemoram esse dia de celebração da vida. A tradicional ceia de Natal, ao som de músicas natalinas e com troca de presentes fazem parte do costume desse festejo. E como em toda ceia que se preze tem que haver vinho, não poderíamos deixar de postar algumas sugestões para sua festa de Natal. Tradicionalmente, a sequência de uma refeição harmonizada (sendo esta a intenção), segue a linha de adotar pratos e vinhos mais leves e menos complexos, para que gradativamante eles ganhem peso e complexidade. Antes da ceia se costuma petiscar bastante com queijos, frios, patês, torradas e pãezinhos. Evidentemente, a escolha dos patês e dos queijos, nessa sequência harmonizada, deve dar preferências para os alimentos de menor peso, para que posteriormente possam ser degustados os vinhos mais encorpados ou mais complexos. 

Para auxiliar na escolha do vinho que irá combinar com as possíveis entradas, das quais uma grande parcela é composta de queijos, vamos mencionar um pequeno trecho da relação enumerada no livro "Harmonização", de Euclides Penedo Borges,  cuja leitura recomendamos. Optamos por citar aqueles que estão mais presentes em nosso cotidiano: Brie (branco encorpado, Meursault, Chardonnay), Camembert (tinto seco maduro, Pomerol, Chambertin), Catupiry (tinto leve frutado, Gamay, Merlot Gaúcho), Emmental (tinto maduro robusto, Barolo Hermitage), Gorgonzola (tinto doce denso, Porto, Recioto, Banyuls), Gouda (tinto seco maduro, Bordeaux, Cabernet) Grana (tinto seco encorpado, Anglicano, Amarone), Minas Frescal (branco leve, Riesling Itálico, Trebbiano), Minas Curado (tinto frutado, Merlot Serra Gaúcha), Mussarela(tinto seco de bom corpo, Chianti, Sangiovese), Parmesão (tinto seco encorpado, Gattinara, Amarone), Prato (tinto leve frutado, Merlot, Pinot Noir Novo Mundo), Provolone (tinto seco encorpado, Barolo, Amarone), Ricota (branco seco leve, Soave, Frascati, Orvieto), Roquefort (branco doce denso, Sauternes, Barsac).

Então, na hora de escolher os petiscos, sejam eles ou não à base de queijo, dar preferência para combinações que venham a pedir brancos leves ou tintos leves, para não prejudicar  os vinhos que serão servidos posteriormente. Uma alternativa sempre interessante para a abertura é o espumante, que funciona como um verdadeiro curinga. Inclusive, dependendo da situação, pode até ser servido acompanhando o prato principal.

Passada a fase dos petiscos,  falando da entrada propriamente dita,  se tem o hábito de servir um salpicão de frango (que vai bem com o espumante ou um branco encorpado a depender de sua composição) e pelo menos um mix de folhas (a cara de um bom Sauvignon  Blanc chileno) e quiches  (branco seco de bom corpo).


Como pratos principais é de praxe servir peru (tinto seco maduro, com taninos contidos e acidez presente), tender (tinto jovem frutado), pernil (branco encorpado ou tinto seco maduro) e bacalhau, que será abordado com mais detalhes abaixo.

Na Revista de Vinhos de Portugal de dezembro de 20008 foi publicada uma matéria que tratava da harmonização entre vinho e bacalhau, cujos principais trechos iremos transcrever. Foram colacados à prova os seguntes vinhos: Murganheira Távora-Varossa Velha Reserva Espumante Bruto 2000, Nossa Beiras branco 2007 (mineral, profundo e sem madeira), Casa de Santar Dão Reserva branco 2007 (jovem e com madeira presente), Soalheiro Primeiras Vinhas branco 2006 (complexo, tropical e frutado),  Terrenus Reg. Alentejano branco 2007 (jovem e concentrado), Casal Figueira  Reg. Estremadura Colheita Tardia branco 2005 (doce, longo e rico), Campolargo Bairrada Pinot Noir (leve, frutado e com alguma estrutura), Quinta das Bágeiras Barraida Garrafeira 1995 (poderoso e estruturado), Vinha da Nora Reg. Estremadura Syrah 1998 (macio e elegante) e Quinta da Pellada Dão tinto 2004 (jovem, sedoso e frutado).

O resultado da prova foi o seguinte: O espumante foi muito bem, mas ficou apagado no final de boca. O alvarinho se mostrou muito frutado, não casando com o perfil rústico do bacalhau . O Nossa Beiras foi melhor, mas ainda apagado no final de boca. O Terrenus  foi bem, mostrando que mineralidade e untosidade austera casam com a proposta.  O Casa de Santar mostrou-se muito amadeirado, indo bem com o bacalhau, mas sem casar com o azeite. O Campolargo Pinot Noir casou bem como prato. O Vinha da Nora demosntrou boa complexidade, mas sem acidez suficiente para o bacalhau. O Quinta das Bágeiras foi consesual entre os degustadores, mostrando-se bem evoluído, mas com taninos macios, estruturado e volumoso, com austeridade e força. O Quinta da Pellada bastante floral e frutado, sendo sedoso na boca, dividindo a opinião dos provadores quanto ao casamento com o bacalhau. O  Colheita Tardia também dividiu opiniões, numa conclusão do tipo: amor ou ódio.

Com relação aos peixes e frutos do mar temos um certo receio quanto às combinações com os tintos, já que há uma tendência de aparecer um sabor metálico. Uma experiência muito positivia que tivemos em relação a harmonização de bacalhau e vinho, aconteceu  com o Esporão Private Selection 2008, que já foi postado no blog. Vale a dica, já que custa aproximadamante R$ 87,00 na Casa dos Frios, valendo cada centavo.    
 
Para finalizar a noite harmonizada, nada melhor que as sobremesas, com destaque  para a tradicional rabanada (branco denso aromático), o panetone e o bolo de frutas cristalizadas (vinhos passificados, de colheira tardia e Moscatel de Setúbal).  E já que falamos do Moscatel de Setúbal é interessante  relatar aos amigos que o experimentamos com queijo gorgonzola, apesar da harmonização mais falada ser aquela realizada com o Vinho do Porto, o Moscatel caiu muito bem!

Um feliz Natal, com muito vinho, para todos.

PS: Literatura de base: HARMONIZAÇÃO o livro definitivo do casamento do vinho com a comida.  Euclides Penedo Borges, ed. 2007 e Revista de Vinhos de Portugal  - Edição de dezembro de 2008. Crédito da foto da ceia de Natal: aquinoticiaspe.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário