quinta-feira, 21 de julho de 2011

Quinta da Receita: Medalhão de filé mignon ao molho de gorgonzola

Em mais um dos nossos finais de semana gastronômicos tivemos a idéia de compatilhar com aqueles que acompanham o nosso blog, receitas que fazem a nossa alegria aos sábados ou domingos. Costumamos preparar pratos simples, mas que fogem ao trivial, sempre acompanhados de um bom vinho. Um prato quando bem "casado" com um vinho pode ter suas virtudes enaltecidas, o mesmo acontecendo com aquele vinho que tem uma acidez nervosa e se mostra totalmente apropriado para acompanhar uma boa refeição.  Já divulgamos no blog exemplos evidentes de como esse casamento pode dar certo, como no caso do Leyda Garuma Sauvignon Blanc 2008, que acompanhando um prato cresceu muito e saiu do terceiro lugar de uma degustação para o primeiro quando o critério foi harmonização. 

Por isso, vamos começar a postar a "QUINTA DA RECEITA", com frequência de uma a duas vezes por mês, ocasião em que colocaremos no blog uma receita com a indicação de alguns vinhos que podem fazer um bom casamento com o prato. Como o nome sugere, será sempre numa quinta-feira, para dar tempo a quem tiver interesse de comprar os ingredientes e os vinhos necessários à harmonização. Nada mais apropriado para comemorar os 12 meses de vida do Vinho por 2! Serão receitas fáceis que, em regra, tenham sido testadas por nós ou por amigos adeptos de bons pratos e vinhos. 

As receitas e hamonizações também serão obtidas no site da Wine (www.wine.com.br), que gentilmente nos permitiu divulgar no blog o material que mensalmente é veiculado tanto no site quanto na revista que acompanha o envio dos vinhos do ClubeW, do qual somos assinantes. As receitas da Wine são sempre acompanhadas de um vídeo onde um chef realiza o preparo e o sommelier que dá as dicas de harmonização. Para os que ainda não conhecem a Wine, vai ser um boa oportunidade de aproveitar dicas gastronômicas maravilhosas. A primeira receita é do Clube Wine. Nós já testamos e aprovamos! Mãos à obra! 

Medalhão de filé mignon ao molho de gorgonzola harmonizado com Escudo Rojo 2008

Por Newton Figueiredo, da Cozinha de Autor e Manuel Luz , Sommelier Wine.

 

Ingredientes (receita para 4 pessoas):

4 medalhões de filé mignon – aproximadamente 110 gramas cada um.
8 batatas médias
150 gramas de queijo gorgonzola
150 ml de creme de leite
100 ml de leite
Salsinha picada misturada com azeite
Azeite
Pimenta do reino a gosto
Sal

Forma de preparo:

Corte as batatas em quatro partes, cozinhe-as e depois as doure numa frigideira com um pouco de azeite. Se preferir deixe-as com a casca. Corrija o sal e reserve. Misture numa vasilha o queijo gorgonzola, o leite e o creme de leite, e aqueça tudo numa frigideira em fogo brando, até começar a derreter o queijo. Reserve. Salgue, sele e doure os medalhões dos dois lados numa frigideira grande com um pouco de azeite. Adicione 50 ml de vinho tinto ou branco se desejar mais umidade e um filé mais ao ponto. Importante a carne não estar gelada, mas a temperatura ambiente. Reserve.


Montagem do Prato :

Num prato coloque os medalhões de um lado, as batatas de outro e entre eles ou sobre o medalhão espalhe o creme de gorgonzola. Dê uma cor ao prato espalhando uma colher de salsinha no azeite sobre as batatas. Sirva imediatamente.


Dicas do Chef :

Enquanto a carne é finalizada aqueça o creme de gorgonzola e as batatas, para que nada seja servido frio. As batatas podem ser mantidas no forno pré- aquecido enquanto o prato é finalizado.

Observação: crédito da receita, da harmonização e do vídeo à Wine - com o nosso agradecimento especial! 

Um comentário:

  1. Olá, Maykel e Anna, tudo bem? :)

    Sou Diana, responsável pela área de Mídias Sociais da Wine.com.br e gostaria de agradecer pelo post, ficou muito bom!

    Fiquem à vontade para publicarem as receitas, ok?

    E estou à disposição para qualquer dúvida ou sugestão!

    Grande abraço,
    Diana Pádua
    @wine_vinhos

    ResponderExcluir