quarta-feira, 6 de julho de 2011

Segundo dia de visita às vinícolas de Mendoza - Viña Cobos

Começamos o nosso segundo dia de visita às vinícolas de Mendoza, que por sinal foi o melhor, pela Viña Cobos. A vinícola de visual moderno é fruto da associação do famoso enólogo Paul Hobbs com Andrea Marchiori e Luis Barraud. Paul Hobbs produz  vinhos na Califórnia que são objeto de culto, como por exemplo o Paul Hobbs Cabernet Sauvignon Beckstoffer To Kalon Vineyard. O fato é que os vinhos da Cobos são muito bem feitos, mas possuem um custo proibitivo até mesmo na Argentina. A vinícola, apesar de pequena, proporcionou uma das melhores visitas guiadas que participamos, principalmente no que diz respeito ao aspecto técnico dos vinhos que ela produz.

Foi numa das poucas que tivemos a oportunidade de ver as uvas (neste caso o mosto) ao vivo. Tudo pelo fato de que a Cobos realiza sua colheita em período mais tardio que a maioria das outras vinícolas, realizando, também, uma maceração mais prologanda. Um detalhe bem interessante e diferenciado em relação às outra bodegas é que após a fermetação a parte sólida do mosto é retirada dos tanques para ser pisada. Após esse procedimento o sumo extraído é adicionado novamente ao vinho de origem. Em virtude desse processo tivemos a oportunidade de tirar uma foto do amigo ao lado trabalhando na limpeza dos tanques. Pela cara ele estava bem feliz com o serviço!

A Vinã Cobos oferece diversas degustações, dentre elas a Malbec Experience. Foi desta que participamos. Nela são colocados em prova todos os malbecs da vinícola, com exceção do vinho topo de gama que leva o seu nome. Foi muito interessante degustar vinhos feitos com a mesma cepa, mas oriundos de terroir diferentes. Era nítida a diferença entre os vinhos produzidos com uvas de Luján de Cuyo e Valle de Uco. Os primeiros tinham aromas mais contidos e taninos macios. Os outros eram exuberantes no nariz, mas donos de um estrutura mais austera.

A foto ao lado mostra os vinho que tivemos a oportunidade de  degustar: Felino Malbec 2009, Bramare Apellation Luján de Cuyo Malbec 2009, Bramere Apellation Valle de Uco Malbec 2009, Bramare Vineyard Designation Marchiori Malbec 2007 e Bramare Vineyard Designation Rebon Malbec 2008. De quebra ainda rolou um Bramare Apellation Luján de Cuyo Cabernet Sauvignon 2008. É que dissemos ao nosso guia que havíamos degustado o Felino Cabernet Sauvignon 2008, sem que ele tivesse nos agradado. Claro que os vinhos da linha Bramare são muito superiores e o Cabernet oferecido era muito bom, embora naquela ocasião a nossa preferência tenha sido pelos Malbecs da Cobos. Como de costume, nos próximos posts vamos falar sobre cada vinho degustado durante a Malbec Experience.

Nenhum comentário:

Postar um comentário