quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Quinta da Receita: Lombo ao Vinho com Batata Sauté

Depois de algum tempo sem postar a Quinta da Receita, o Vinho por 2 volta com força total. Agora contamos com a parceria do blog Arte Gourmet das amigas Kércia Soares e Katarina, que são especialistas no assunto. Elas cresceram juntas em Garanhuns e resolveram comemorar os 30 anos de amizade trabalhando lado a lado com gastronomia. O link do Arte Gourmet vai estar disponível na lista de blogs que acompanhamos e certamente vai agradar aos que costumam nos ler com suas dicas, histórias, produtos e receitas interessantes, ou seja, tudo sobre o melhor da gastronomia. Inclusive, quem quiser mandar bem na organização de um jantar ou evento, pode contratar os serviços do Arte Gourmet. Voltando à nossa receita, como de costume, vamos indicar alguns vinhos para a harmonização. Uma boa dica seria uma shiraz do novo mundo, uma vez que o prato tem um certo peso, untosidade e bastante suculência. O vinho precisa de taninos para balancear o molho da receita, assim como aromas especiados que possam se assemelhar aos da pimenta do reino e folhas de louro utilizados na preparação do lombo. Lembrando que o vinho que irá harmonizar com o prato, deve ser o mesmo utilizado em sua preparação, a fim de se evitar um verdadeiro divórcio neste casamento. Por volta de R$ 30,00 o Casillero del Diablo Shiraz seria uma opção de bom custo x benefício e, para quem estiver com o bolso mais folgado, na faixa de R$ 65,00, o Sibaris de Undurraga Reserva Especial Syrah vai corresponder às expectativas. 

 Ingredientes:
  • 1 e 1/2 kg de lagarto num pedaço só (pode ser Lombo Paulista)
  • 2 col. (sopa) de azeite
  • 1 col. (sopa) de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 copo de vinho tinto (do mesmo vinho que vai ser degustado)
  • 1 copo de água fervente
  • 2 cebolas grandes cortadas em 4 partes
  • 2 col. (sopa) de alho amassado
  • 150g de bacon picado
  • 150g de ameixa preta sem caroço
  • Sal, pimenta do reino e folha de louro

Forma de preparo:

Limpe o lagarto mas só aquela pele fina que fica em excesso. Tempere com sal, pimenta, 1 colher sopa de alho, 2 folhas de louro e 1 copo de vinho tinto. Fure para que o tempero penetre. Coloque dentro de um saco plástico e deixe de véspera. 

Na panela de pressão coloque o azeite, deixe esquentar e coloque a carne. Deixe assar de todos os lados. Retire a carne e acrescente o bacon. Deixe dourar e acrescente o restante do alho e as cebolas. Dissolva a farinha de trigo no vinho e acrescente ao refogado. Deite a carne e deixe cozinhar na pressão, por aproximadamente 60 minutos. Uns 15 minutos antes do tempo final, desligue o fogo, espere a pressão sair e acrescente as ameixas. Volte ao fogo.

Coloque o molho que ficou na panela sobre os pedaços do Lagarto fatiado.

Para acompanhar, coloque um arroz soltinho, batata sauté e, até mesmo, fatias de abacaxi grelhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário