segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Defensoria pede retirada de "espumante para crianças" do mercado

Acabamos de ler uma matéria na seção de economia do IG, que não poderíamos deixar de compartilhar. Somos adeptos e defensores ferrenhos do vinho, mas associar bebidas alcoólicas e incentivar o consumo por parte de crianças e adolescentes não é correto e jamais deve ser aceito.

"Bebida fabricada pela Cereser é destinada a menores e não poderia fazer menção a produtos alcoólicos, diz defensor de São Paulo 

Pedro Carvalho, iG, São Paulo, 09/01/2012 17:14

A Defensoria Pública de São Paulo pediu à empresa Cereser, através de uma recomendação enviada no final de dezembro, que retire o produto "Disney Spunch" do mercado. A bebida é feita de suco de frutas e não contem álcool, mas, para o órgão público, não poderia fazer menção a produtos alcoólicos, por ser destinada a crianças.
 
Os defensores se baseiam no fato de que a garrafa do "Disney Spunch" é semelhante às embalagens de espumantes alcoólicos da fabricante, inclusive com uma rolha semelhante. "Não se pode promover o consumo induzindo esse público vulnerável a um comportamento que coloca em risco sua saúde", afirma o defensor Diego Vale de Medeiros, coordenador do Núcleo de Infância e Juventude da Defensoria, em nota enviada à imprensa.

A Cereser informa que recebeu a notificação da Defensoria Publica somente na última sexta-feira (06). "No momento, o caso está sendo analisado pelo departamento jurídico da empresa, que deverá definir a posição a ser adotada", afirma nota enviada ao iG.

A Disney afirma que o contrato de licenciamento para esse produto expirou no final de dezembro e que, também por conta das polêmicas que o produto havia suscitado, não foi renovado. As garrafas que ainda estão à venda seriam sobras de estoque, segundo a empresa.

Depois de receber a notificação, a Cereser tem o prazo de cinco dias úteis para se manifestar. Após a resposta, a Defensoria irá avaliar eventuais medidas cabíveis"

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário