terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Jancis Robinson elege "Lavradores de Feitoria Douro 2010" como um dos "Grandes Brancos"

Mais uma vez Joana Pratas nos enviou uma notícia bem legal para divulgarmos no blog: "A Lavradores de Feitoria – projecto duriense que reúne 15 produtores, proprietários de 18 quintas distribuídas pelos melhores terroirs do Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior – está de parabéns com mais uma distinção atribuída pela conceituada crítica de vinhos e jornalista britânica Jancis Robinson. Desta vez, o eleito foi o ‘Lavradores de Feitoria Douro branco 2010’, sendo o único português a integrar a sua lista (composta por 25 referências) de “Grandes Brancos”. Segundo Jancis Robinson, a frescura do ‘Lavradores de Feitoria Douro branco 2010’ é algo que sobressai e que distingue este branco, criado a partir de um blend de castas autóctones (Malvasia Fina, Síria e Gouveio), dos demais portugueses. No Financial Times poder ler-se a opinião da crítica – “much cooler-tasting than most whites from Portugal’s port country. A successful and distinctive blend of local grape varieties made by a co-op based at the palace featured on Mateus rosé bottles. There the connection ends. 12.5%” – e aceder à restante lista de brancos eleitos.

“Este é mais um momento que nos faz acreditar e continuar a trabalhar no sentido da excelência. É gratificante ter a confirmação de que mesmo em vinhos com maiores produções e com preços mais acessíveis – no caso do ‘Lavradores de Feitoria Douro branco 2010’ falamos de 120.000 garrafas com um PVP de 3,5 euros cada – conseguimos ter um produto interessante e com carácter”, refere Olga Martins, CEO da Lavradores de Feitoria. 

O ‘Lavradores de Feitoria Douro branco 2010’ é um vinho de lote, proveniente das quintas associadas à empresa, situadas nas zonas mais altas e frescas da região demarcada do Douro. Fermentado em inox a temperaturas controladas, pretende ser fresco, frutado e muito saboroso, exaltando as características das castas utilizadas. Criado para ser apreciado diariamente, pode, no entanto, melhorar com o tempo em garrafa. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário