quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Quinta da Receita: Risoto de Limão Siciliano e Salmão com Molho de Alcaparras e Champignon

A quinta  da receita de hoje é uma dica de dois blogs bem legais:  Aromas e Sabores e Cozinha Travessa. Não é uma receita complicada, mas exige mais atenção do que as que temos postado ultimamente. Isso porque não é possível desgrudar do fogão quando se está preparando um risoto, para que ele não grude todinho na panela. Vale a pena fazer este prato, que é uma delícia. Como dica de harmonização, aconselhamos um branco que seja de bom corpo/encorpado e possua uma ótima acidez. O vinho da foto ao lado, que acompanhou esta receita e harmonizou muito bem, foi o Undurraga TH lo Abarca. É um Sauvignon Blanc que tem um corpo razoável e possui uma acidez maravilhosa. O risoto de limão siciliano pede bastante acidez, por isso ela tem importância primordial neste casamento. Uma dica até R$ 30,00 é o Alta Vista Chardonnay. Quem estiver com o bolso mais folgado pode ir de Undurraga TH lo Abarca, aproximadamente R$ 90,00, que também não tem erro.

Ingredientes para o salmão:

- 1 kg de filé de salmão limpo e cortado em tiras largas;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Suco de 1/2 limão;
- 200 g de champignon picado ou em fatias;
- 1 vidro pequeno de alcaparras (90 g);
- 2 dentes de alho picados;
- 50 ml de azeite;
- 50 g de manteiga;
- Salsa picadinha.

Forma de preparo do salmão:

Tempere os filés de salmão com o suco de limão, sal e pimenta a gosto. Deixe descansar por 30 minutos e grelhe os filés em azeite até que fiquem cozidos. Escorra a água dos champignons e coloque-os em uma panela, cubra com água limpa, uma pitada de sal e ferva por uns 5 minutos. Escorra e reserve. Este procedimento é indicado para diminuir a acidez do champigon, que normalmente é alta. Prove as alcaparras, caso estejam muito salgadas, deixe-as de molho em água por alguns minutos. Escorra e reserve. Prepare o molho: Doure o alho em um pouco de azeite em fogo bem baixo, misture com a manteiga, o restante do azeite, o champignon e as alcaparras e deixe a manteiga derreter. Retire do fogo e acrescente a salsa picada, tempere com sal a gosto e sirva sobre os filés de peixe.

Receita retirada do site: Aromas e Sabores

Cansados?! Vamos ao risoto?! 

Ingredientes para o risoto (receita para 6 pessoas):

- 1/2kg de arroz arbóreo (arroz para risoto);
- 1 cebola pequena corta bem pequenininha;
- 3 colheres de manteiga + 1 colher cheia para finalizar;
- 1 taça de vinho branco (claro que é seco!);
- 2 litros de caldo de legumes;
- 1 1/2 limão siciliano grande (rale as cascas e reserve);
- 1 pacote de queijo pecorino ralado ou se preferir queijo parmesão ralado faixa azul;
- sal a gosto;

Forma de preparo do risoto:

Etapa 1
Aqueça o caldo. Em uma outra panela “grande” aqueça as 2 colheres de manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.

Etapa 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Exprema 1/2 limão e vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Exprema mais 1/2 limão e mexa. Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo.
Etapa 3
Exprema a última metade de limão. Cuidado pra não deixar cair nenhuma semente. Quando o arroz estiver no ponto, adiocione o queijo ralado e mexa, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Se sim, adicione uma pitada e prove novamente. Desligue o fogo e adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho.

Montagem:
Como você cortou 2 limões, mas usou só 1 1/2, pique a metade restante com gomos finos. Coloque uma porção num bowl ou prato, encaixe um gomo fino de limão e salpique as raspas em cima. Sirva imediatamente.

Receita retirada do site: Cozinha Travessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário