domingo, 15 de abril de 2012

Achaval Ferrer

Começamos a nossa maratona de visitação por nove vinícolas mendoncinas na Achaval Ferrer. Ano passado estivemos por lá no fim de maio e não pudemos ver muita atividade na produção do vinho, até mesmo pelo fato de que o processo de maceração já havia sido concluído e os vinhos já estavam em repouso. Dessa vez foi possível acompanhar a remontagem, mistura da parte líquida e sólida do mosto, que estava sendo realizada naquele momento e que foi registrada na foto ao lado. Quase todas as fermentações são realizadas em tanques de concreto com controle de temperatura. Os tanques de inox (poucos e menores), segundo informação do guia que nos acompanhou, são utilizados para a realização de experimentos da Achaval Ferrer. Em um deles estava sendo fermentado um lote de Pinot Noir, que ainda não faz parte do portifólio.


Da vez anterior já tínhamos constatado que o Finca Altamira 2006 degustado em nossa prova de Malbec’s Argentinos topo de gama estava prejudicado. Nesta segunda oportunidade a impressão foi mais que ratificada. Mesmo assim, em nossa opinião, os 99 pontos atribuídos ao Finca Altamira 2009 por Jay Miller (ex-crítico de Robert Parker) não condiz com a realidade. Apesar de muito bem feito, ele não passa dos 92 pontos. O melhor vinho da Achaval nos pareceu ser o Finca Mirador, que infelizmente não pudemos degustar novamente, já que uma geada destruiu grande parte das uvas que lhe dariam origem, de modo que ele estava esgotado na vinícola. 


Por outro lado, tivemos a oportunidade de provar o Finca Bella Vista 2011 cuja amostra foi retirada diretamente da barrica, estando com 11 meses de repouso de um total de 15 que deveria completar. Ele mostrou uma cor rubi escuro com reflexos violáceos. No nariz foi possível perceber frutas negras e vermelhas em compota, além de especiairias. Na boca tinha grande concentração e estava com algumas arestas. A experiência foi interessante e, mesmo sendo um recém-nascido, ainda um pouco áspero e sem o brilho usual, já se mostrou em boa forma e certamente será um excelente vinho. Valeu visitar novamente essa vinícola boutique, que tem um cuidado extremo com seus vinhos. Entretanto, mantivemos nossa impressão de que os seus vinhos são caros para o que oferecem, de tal sorte que a crítica especializada os têm enaltecido de forma exagerada. Na sequência vamos comentar os principais rótulos degustados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário