quinta-feira, 19 de abril de 2012

Quinta da Receita: Filé ao Molho Madeira

A receita de hoje é bem tradicional e foi retirada do blog  Alecrim Trip Gourmet, mais uma vez agradecemos ao Samuel Toledo por permitir a disponibilização de suas receitas. O fato é que testamos e aprovamos. O preparo é fácil e o sabor uma delícia. Não tínhamos vinho madeira em casa e, por essa razão, utilizamos um vinho tinto, que além de servir para preparar nosso almoço serviu para acompanhá-lo. Esse vinho foi o Artefacto Reserva 2010, que é um corte de Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Aragônes. Ele ainda está um pouco jovem e por isso recomendamos um pouco mais de guarda. Mesmo assim, o Artefacto Reserva casou bem com o prato, já que tinha estrutura suficiente para encarar o molho madeira. Claro que o fato de ser sido utilizado no preparo ajudou bastante. Vale experimentar essa receita:

Ingredientes para 4 pessoas:


  • 1 kg de Filé Mignon em postas (com pelo menos dois dedos de altura);
  • 2 cebolas cortadas em cubos;
  • 4 dentes de alho bem picados;
  • 2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 600 ml de água;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo bem cheia;
  • 3 colheres de sopa de molho Inglês;
  • 50g de manteiga;
  • 60ml de vinho Madeira (se preferir, colocar menos e ir adicionando até atingir o paladar desejado) - Caso não tenha um autêntico vinho madeira, pode utilizar um vinho tinto para substituir. Neste caso, terá que aumentar a quantidade de vinho até que fique com o gosto desejado;
  • 200g de champignons laminados;
  • Cheiro Verde e sal a gosto.


Mãos na Massa:


Tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto, frite em uma frigideira alta (na manteiga ou no azeite) e reserve. Para o molho, vamos utilizar a mesma técnica do molho branco. Na mesma frigideira em que fritou a carne, coloque a manteiga, a cebola, o alho e deixe refogar. Quando a cebola clarear, coloque a farinha de trigo e deixe dar uma leve escurecida. Neste momento, diminua o fogo e vá acrescentando o caldo de carne aos poucos (sempre mexendo bastante para não empelotar).


Uma dica, caso o molho fique empelotado (isso vai acontecer se o fogo estiver alto ou não mexer durante a adição do caldo), pode bater a mistura em um liquidificador antes de acrescentar os demais ingredientes. Adicione o vinho e o molho inglês. Deixe em fogo baixo até o molho engrossar e acrescente os cogumelos.


Coloque o molho sobre os filés e, se necessário, leve ao forno para aquecer. Acrescente cheiro verde na hora de servir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário