domingo, 1 de julho de 2012

Canepa Genovino Carignan 2008 # CBE

Em mais uma postagem para a Confraria Brasileira de Enoblogs, que já vai na sua septuagésima edição, pudemos degustar um rótulo feito com uma uva não muito difundida, pois o tema foi: um vinho feito exclusivamente com a uva Carignan ou um corte que tivesse esta cepa na composição. O rótulo que provamos, o Canepa Genovino Carignan 2008, foi um presente do amigo Agostinho Lopes, do blog Salada à Brasileira, pelo que mais uma vez ficam registrados os nossos agradecimentos. Mais ou menos um mês atrás, pouco antes de ser proposto o tema deste mês, falamos sobre o Amplus Carignan 2007 da vinícola Santa Ema. Ele mostrou grande qualidade, o que nos deixou com expectativas em relação ao Genovino. O fato é que as vinhas velhas de Carignan, quando plantadas em um terroir de solo pobre e clima quente, conseguem suplantar sua caraterística de alto rendimento e maturação tardia, produzindo vinhos de qualidade. O Genovino Caringnan leva o nome da primeira moeda cunhada em ouro na Itália, assim como em toda Europa Ocidental na época romana, sendo utilizada pela República de Gênova nas relações comerciais que tinha com outros países. O interessante é que esta e outras informações estão na cápsula do vinho. Toda esta homenagem a Gênova se dá em razão do fundador da vinícola, Giuseppe Canepa Vacarezza, ter saído desta cidade para fundar a Canepa em Valparaíso no Chile no ano de 1930. Quando degustado apresentou cor violeta escuro.  No nariz foi possível perceber frutas escuras, cedro, defumado, mineral e uma sutil nota doce. Na boca mostrou-se encorpado, com uma acidez bem marcada e boa persistência. A acidez deste vinho mostra sua aptidão gastronômica e sua "alma italiana", honrando o lema da Canepa.
Classificação Vinho por 2: Muito Bom 
País: Chile
Região: Maule 
Uva/Corte: Carignan
Teor alcoólico: 14,50% 
Preço: R$ 112,50 na Wine.com
Degustado em: 30 de junho de 2012
Link: Canepa

5 comentários:

  1. Pena que a Anna ficou apenas sentido os aromas... Obrigado a você, Maykel... Em breve degustarei minha garrafa e daí trocamos informações.

    Abraços ao casal.

    ResponderExcluir
  2. Estava pensando em guardar este... Muitos taninos?

    Abraço.
    Felipe.

    ResponderExcluir
  3. Olá Felipe!

    Pode guardar este vinho, pois ele ainda tem muito chão pela frente.

    Nós ainda o achamos jovem.

    Ele é muito bom e ainda vai melhorar!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Tive a oportunidade de apreciar este vinho neste final de semana. Um bom vinho... Na taça Rubi intenso e profundo. Bom corpo e no nariz aroma de frutas frescas. O destaque está na acidez que é marcante, mas equilibrada. Para mim é um excelente "vini da mangiare"

    ResponderExcluir
  5. Olá Walysson!

    Realmente ele é um vinho com aptidão gastronômica!

    Abraços

    ResponderExcluir