segunda-feira, 9 de julho de 2012

Visita à Bodega Ruca Malen

Vamos retomar as postagens sobre a viagem que fizemos à Mendoza, começando pelo final do segundo dia, que terminou com uma visita à Bodega Ruca Malen. O nome da vinícola tem origem em um mito. Segundo consta em seu site: "Diz a lenda que as mulheres mapuches caminhavam sem levantar a cabeça, por medo de enfrentar o olhar de um deus muito jovem e bonito. Um dia, a mais destemida delas,  apesar de temerosa, enfrentou o olhar do temido deus. Neste momento um relâmpago a atingiu e ela se apaixonou loucamente. O deus, comovido, levou-a consigo para o Norte, até este pico que chegava ao céu e de onde nascia uma forte luz: o Aconcágua. Ele deveria partir. Mas, ofereceu à mulher uma moradia: Ruca Malén, ”a casa da jovem”. E também, como um feitiço, ofereceu-lhe um néctar para que ela pudesse tomar e vivenciar de novo toda a alegria de seu olhar.”
  

Inspirada na lenda Mapuche, a Ruca Malen faz ótimos vinhos e, principalmente, para quem a visita, oferece ótima comida em um restaurante maravilhoso, com vista para os vinhedos. Já havíamos provado alguns vinhos da Ruca Malen, mas o que realmente nos levou até lá foram as ótimas indicações do restaurante da vinícola. As expectativas não foram frustradas! Participamos de um excelente almoço, composto por cinco etapas.


Os passos foram os seguintes: primeiro passo - sopa fria de vegetais da estação perfumada com flores de laranjeira e Torrontés (Yauquén Torrontés 2011), segundo passo - Lâminas de linguiça do campo sobre uma aduela de pão de orujo (resíduo da uva, bagaço), molho criollo e cereais argentinos (Yauquén Malbec-Cabernet Sauvignon 2010), terceiro passo - beterrabas confitadas com mel e canela, queijo de cabra queimado, acompanhado com azeite de rúcula com especiarias (Ruca Malen Syrah 2008), quarto passo - medalhão de filé mignon grelhado com batatas e cebolas assadas, azeitonas, uva passa, e azeite de oliva Arauco perfumado com lavanda (Ruca Malen Malbec 2010 e Kinien Malbec 2008) e, finalmente, o quinto passo foi uma sobremesa de frutas queimadas com emulsão de limão, frutas secas e sorvete de baunilha.


Na foto ao lado dá para ver o segundo passo do almoço, que foi servido sobre um pedaço de barrica que anteriormente era utilizada para amadurecer os vinhos da Ruca Malen. Quanto aos rótulos degustados, todos estavam em um bom nível, desde a linha Yauquén até o Kinien Malbec. O interessante é que a linha Ruca Malen tem um ótimo custo x benefício, de modo que os varietais giram em torno de R$ 55,00 até R$ 65,00. Nas próximas postagens vamos comentar o Yauquén Malbec-Cabernet Sauvignon 2010, o Ruca Malen Malbec 2010 e o Kinien Malbec 2008, que são os três vinhos que merecem destaque, cada um em sua faixa de preço.

Um comentário:

  1. Tb estivemos lá e o almoço teve menu diferente, mas excelente.
    Bela visita.

    Abs

    ResponderExcluir