domingo, 8 de setembro de 2013

Degustação da Wines of Chile no Prazeres da Mesa ao Vivo - Recife

Na quarta-feira passada tivemos a oportunidade de participar de uma degustação promovida pela Wines of Chile, que foi conduzida com maestria por Ricardo Castilho, diretor editorial da Revista Prazeres. Além do grande conhecimento sobre o tema, nos impressionou a simplicidade e sinceridade nas opiniões daquele que é uma das figuras mais importantes da imprensa especializada em vinhos. A Wines of Chile é a associação responsável por divulgar os vinhos chilenos no mercado mundial. Representa cerca de 90 vinícolas e, além de sua sede em Santiago, tem escritórios em Londres, Nova York, representantes no Brasil, Canadá e Ásia. "Esta é a primeira atividade que fazemos fora de São Paulo, onde atuamos desde 2011. O nordeste é um mercado foco para a Wines of Chile e queremos investir cada vez mais em ações em Pernambuco." resume Claudio Cilveti, managing director da Wines of Chile.


Não podemos deixar de registrar os nossos agradecimentos a Magaly Corgosinho e Alessandra Casolato da CH2A Comunicações, que gentilmente nos convidaram para esta prova de consistência dos vinhos chilenos. O tema da degustação foi a diversidade do Chile, que na prática se traduziu em cinco tintos (Valdivieso Winemaker Reserva Cabernet Sauvignon 2010, Calicanto 2010, Palo Alto Winemaker's Selection 2009, Montes Alpha Carménère 2010 e Viña Maipo Limited Edition Syrah 2008), oriundos de quatro vales, com as seguintes características:

Curicó:

A imponente Cordilheira dos Andes, com seus vulcões adormecidos, domina o horizonte pelo lado oriental, enquanto a Cordilheira da Costa bloqueia a influência marítima permitindo um efeito de clima continental. A consequência é uma oscilação térmica bem marcada, que desenvolve o sabor e os aromas dos vinhos, particularmente dos tintos.

Maipo:

Santiago é a terra das regiões vitivinícolas mais destacadas do Chile. Este vale, conhecido especialmente pelo seu excelente Cabernet Sauvignon, engloba mais da metade de seus 12.400 hectares já plantados. Ultimamente foram feitos esforços para definir três subvales: Maipo alto, perto dos Andes, Maipo médio, no Vale Central e Maipo Costeiro, a oeste.

Maule:

A maior região vitivinícola do Chile é, ao mesmo tempo, um baluarte da tradição e um centro de inovações. Plantações antigas salpicam o vale e produtores continuam cultivando os seus vinhedos usando os arados tradicionais, tendo como resultado vinhos com um verdadeiro sentido de terroir. Enquanto isso, novos vinhedos plantados com cepas nobres dão origem a vinhos complexos, com viva acidez.

Colchágua:

Muitas das vinhas de Colchágua se encontram no interior do vale, onde o clima cálido é adequado para as cepas tintas. Entretanto, agora, muitas vinhas procuram climas mais frescos, subindo os cerros e se estendendo a oeste em direção ao mar. Colchágua produz Cabernet Sauvignon, Carménère e Syrah excepcionais, assim como também um dos melhores Malbec da América do Sul.

O certo é que a degustação sobre a diversidade do Chile mostrou com clareza como os diversos terroirs desse país refletem diretamente no caráter de seus vinhos, além da consistência de qualidade em qualquer faixa de preço. Nas próximas postagens vamos falar sobre os vinhos que mais nos agradaram. Não deixem de acompanhar.

Fonte: Wines of Chile

Nenhum comentário:

Postar um comentário