quarta-feira, 4 de junho de 2014

Descobrimos qual é o melhor Chardonnay do Chile!



No dia 31 de maio tivemos a oportunidade de participar, no Restaurante Wiella, de uma degustação  composta por alguns dos melhores vinhos brancos chilenos,  todos produzidos com a uva Chardonnay. Na contenda estavam os seguintes vinhos: Duquesa de Aristos 2008, Leyda Lote 5 2011, Calyptra Gran Reserva 2009, Sol de Sol 2009, Talinay 2010, Amélia 2010, Amayna 2009 e De Martino Quebrada Seca 2011. A grande diversidade de estilos chamou a atenção dos confrades nesta degustação que foi feita às cegas. A maior surpresa foi a vitória do Calyptra Gran Reserva 2009 (unânime), que era o vinho mais barato do painel, custando módicos R$ 98,00 em preço atual. Na época ele foi adquirido em uma promoção, saindo por pouco mais de R$ 50,00. A safra 2009 do Calyptra teve uma produção muito limitada, que foi de apenas 1.700 garrafas. Também causou espanto a última colocação amargada pelo Sol de Sol, que destoou dos demais vinhos. Nitidamente foi inferior aos demais concorrentes, faltando intensidade tanto no nariz, quanto na boca. O consenso foi de que a região onde ele é produzido tem condições climáticas imprevisíveis. Em um determinado ano ele pode ser excepcional, mas em anos difíceis o resultado pode não agradar. Na votação geral os vinhos tiveram a seguinte colocação: 1º Calyptra Gran Reserva 2009, 2º Leyda Lote 5 2011, 3º Duquesa de Aristos 2008, 4º Amayna 2009, 5º Talinay, 6º Amelia 2010, 7º De Martino Quebrada Seca 2011 e 8º Sol de Sol 2009. A principal discordância quanto a este ranking foi no que diz respeito a colocação do Amelia, que ao nosso ver merecia a 2ª posição. Quanto aos demais, temos a mesma opinião dos outros confrades. O Calyptra Gran Reserva nos parece ser o melhor Chardonnay do Chile e, pelo que se cobra, não pode faltar na adega!

7 comentários:

  1. Bela degustação, amigos! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caros,
    Realmente uma grande surpresa o Sol de Sol ter segurado a lanterninha. Eu o acho um dos mais frescos Chardonnay chilenos. Outra surpresa é o (caro e badalado) Duquesa de Aristos 2008 ter ficado alí no meio. Um amigo me disse que o achou muito pesadão. Por outro lado, outro amigo me recomendou demais o Calyptra. E por sorte, também o comprei este 2009 por belíssimos 50 Reais! Espero logo bebê-lo.
    Parabéns pela ótima degustação.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Flávio,também ficamos muito surpresos com o Sol de Sol. Já havíamos provado em outras oportunidades e tínhamos grande expectativa. O Duquesa de Aristos já parecia demonstrar algum cansaço. O Calyptra deu um show. Tenho certeza que vai gostar. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o painel, e só nomes fortes. Felizmente ainda tenho uma garrafa do Calyptra GR 2009, e já comprei duas do 2010. Também considero uma surpresa o De Martino QS ter ficado em penúltimo, visto que já foi eleito o melhor chardonnay pelo Descorchados, uma ou duas vezes.

    abraços,

    Alexandre/DF

    ResponderExcluir
  5. Olá Alexandre!

    Também ficamos muito surpresos, Inclusive o De Martino QS foi um dos vinhos que levamos para degustação, justamente pelo currículo que você falou.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Mesmo sendo um entusiasta dos brancos da Calyptra e achar que iria fazer bonito na degustação, fiquei surpreso com o resultado. Surpreso, mas feliz, uma vez que tenho mais um desses em minha adega...

    ResponderExcluir