sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Festival Gastronômico chega a sua 13ª edição com grandes chefs


O evento acontece nas cidades do Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Caruaru, Petrolina e na Ilha de Noronha com convidados preparando cardápios exclusivos por três dias.


Já foi dada a largada para a 13ª edição do Festival Gastronômico de Pernambuco, evento que faz parte do calendário oficial do Governo do Estado e que, anualmente, monta uma Arena no Shopping Tacaruna (Arena de Chefs) com aulas gratuitas e reúne chefs convidados de outros estados na criação de cardápios exclusivos nos restaurantes participantes (Etapa Restaurantes).  O evento foi idealizado e é realizado pela Promo-PE, tendo como co-realizadora a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL). Entre os patrocinadores da ação estão o Governo do Estado de Pernambuco, a Empetur, Secretaria de Turismo, Sebrae, Prefeitura do Recife, Natto, Qualimar Pescados e Shopping Tacaruna. O Festival conta, ainda, com o apoio da Rio Sol, Dam Roupas Profissionais, Nestlé e Devassa.



A Arena de Chefs teve início no dia 21 de outubro e contou com a participação de mais de 30 chefs que ensinarão receitas, utilizando como inspiração o tema desta edição: Sabores Retrô da Cozinha Brasileira. A proposta é que cada chef possa fazer uma reinterpretação de pratos clássicos dos anos 70, 80 e 90, que permanecem no imaginário dos comensais mas deixaram de ser tão constantes na mesa. Entre as preparações que serão ensinadas gratuitamente (para até 80 participantes por aula) está a versão da Lagosta à Thermidor, da chef Carmem Virgínia (Altar Cozinha Ancestral), um Tiramissu revisitado pelo chef Alberto Bernardini (restaurante Lula Navegador) e um Nhoque de Aratu, elaborado pelo chef Bruno Catão (Parraxaxá).



A novidade desta edição é que os pequenos chefs tiveram aulas separadas por idades. No sábado (25) e no domingo (26), o horário das 14h foi dedicado aos mini-chefs, com idades entre 5 e 8 anos, na Arena Kids. Para esta faixa etária a chef Ana Karinina ensinou a receita de Brigadeirão de Padaria e a chef Taciana Teti as famosas Madeleines. Já às 16h, foi a vez dos pré-adolescentes, na Arena Teen, com aulas dedicadas a meninada entre 8 e 12 anos. Para esta turma os chefs Paulo Carvalho e Ana Lins (Home Pizza) deram aula de pizza e as chefs Anna Claudia Guerrera e Roberta Santiago (Na Xícara) ensinaram cupcakes.



Desde o dia 29 de outubro, teve início a etapa de restaurantes, onde 19 casas farão parte do circuito (confira a programação geral do evento).  Este é o momento que cada restaurante recebe um chef convidado, que elabora um cardápio exclusivo para o evento, que mescla ingredientes regionais, com produtos produzidos em suas cidades de origem. Nesta edição participam casas das cidades do Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Petrolina, Caruaru e da Ilha de Fernando de Noronha.Os restaurantes que fazem parte da Associação de Restaurantes da Boa Lembrança (Oficina do Sabor, Maison do Bomfim, Chiwake, Nez Bistrô Casa Forte, Wiella, Kojima e Pousada de Zé Maria) oferecerão aos clientes que optarem pelo menu do evento o Prato da Boa lembrança alusivo ao Festival, denominado de Recife Bom de Mesa. Confira toda a programação do evento:




Nenhum comentário:

Postar um comentário