quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Guru 2008

Abrindo a série de postagens sobre os vinhos brancos portugueses, que foram degustados em João Pessoa, vamos começar a falar sobre o Guru 2008, que ficou em último lugar e foi de longe o pior custo x benefício da noite.
Com exceção deste vinho, tudo correu muito bem, já que estavam conjugadas boa comida, bebida e companhia. Como entrada degustamos bolinhos de bacalhau, sendo o  prato principal um Bacalhau a Gomes de Sá, regado ao azeite Cartuxa e acompanhado de três vinhos desta mesma vinícola. Harmonização perfeita!
Mais uma vez ficamos decepcionados com a pontuação atribuída pela Revista de Vinhos de Portugal que concedeu a este vinho nota 17,5. Foi interessante constatar que a nossa avaliação, no que diz respeito a algumas características do vinho foi parecida com a dos críticos da publicação, mas divergente em alguns aspectos importantes, como a presença na boca e a quantidade de madeira no nariz, que não estava bem integrada.
No visual o vinho apresentou cor amarelo palha. Quanto aos aromas observamos uma nota mineral bem evidente, madeira excessiva e um fundo levemente cítrico, remetendo à lima. Na boca o mineral também se destacava e desagradava por ser excessivo. Vinho sem corpo, muito magro. Foi considerado o pior da noite de forma unânime.
Classificação Vinho por 2: Regular
País: Portugal
Região: Douro
Uva/Corte: Viosinho, Rabigato, Códega e Gouveio.
Teor alcoólico: 12,5%
Preço: R$ 172,13
Degustado em: 04 de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário