domingo, 19 de junho de 2011

Belasco de Baquedano - Almoço de cinco passos

Depois da sala de aromas foi a vez de visitar o restaurante da Belasco de Baquedano para dar lugar a uma sequência enogastronômica. Tivemos a oportunidade de apreciar o almoço de cinco passos no pavimento superior da vinícola, que por sinal tem uma vista muito bonita. Como dia 25 maio é dia da Independência Argentina, havia outro cardápio além do usual, no qual a entrada e o prato principal eram diferentes. Aqui cabe um parênteses: Os hermanos dão um exemplo de patriotismo. Neste dia todos os argentinos estavam com um broche da cor da bandeira e diversas casas hasteram a  bandeira do país na faixada! Um bom exemplo a ser seguido. 
 
Como era dia da independência e havia dois cardápios, cada um resolveu pedir um diferente e, como sempre, a cobaia (Maykel) ficou com o menu pátrio, que não havíamos entendido muito bem do que se tratava. O cardápio regular da Belasco realmente é bem legal e vale a pena ser experimentado, mas o pátrio....  Não foi muito do nosso agrado. O prato principal deste menu era Locro Caseiro, que é feito com trigo, milho, porco, bacon, feijão e carne. Chega a lembrar uma dobradinha. Olha que somos um casal de estômago forte, que não corre de buchada, chambaril e sarapatel.  Mesmo assim, o Locro Caseiro foi difícil de encarar! As carnes argentinas são um tiro certeiro, por isso, na dúvida, dá-lhe bife de chorizo e ojo de bife. Outra coisa que não pode passar batida é que num almoço de cinco passo a pessoa tem que ir com muita calma. No terceiro passo a comida já não estava entrando e ainda estava por vi o quarto passo, que era o prato principal. 

Para cada passo foi servido um vinho diferente que crescia em qualidade junto com a complexidade do prato. Para a etapa de recepção foi servido o Rosa de Argentina, um vinho rosé bem fácil e gostoso. Junto com as tapas tivemos a oportunidade de degustar o Loan que é o vinho tinto mais simples da Belasco. Com as  entradas foi a vez do AR Guenota, que chegou a receber nota 91 de Robert Parker. Para o prato principal ficou reservado o Swinto (vinho top da Belasco). A sobremesa foi servida com o vinho Antracita, que é o resultado da colheita tardia de malbec. Na próxima sequência de posts vamos destrinchar todos os vinhos degustados que fizeram nossa alegria na Belasco de Baquedano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário