quinta-feira, 16 de junho de 2011

Belasco de Baquedano - Visita à única sala de aromas da América Latina


A segunda vinícola visitada foi a Belasco de Baquedano,  que foi uma indicação da MonWine Travel. Como ainda não tínhamos escutado falar desta vinícola a nossa impressão é que se tratava de um pequeno empreendimento familiar. A empresa pode até ser familiar, mas de pequena não tem nada. Os proprietários produzem vinho há muitos anos na Espanha e resolveram expandir seus negócios para a região de Mendoza. Encontramos uma vinícola de grande porte e muito bem estruturada, que tem uma programação muito interessante para receber todo tipo de visitante, desde os mais fanáticos até aqueles que apenas gostam de tomar algumas taças.

 
A visitação da sala de aromas sem dúvida alguma é  imperdível. Uma espetacular experiência sensorial. As essências utilizadas são de excelente qualidade, permitindo que realmente seja possível sentir os aromas a que se propõem.  Segundo nos  foi explicado pela guia durante a visitação, ela é a  única da América Latina. Conta com quarenta e seis aromas que fazem a festa dos visitantes.  São aromas primários (oriundos da própria variedade de uva), aromas secundários (formados durante a fermentação alcoólica pela ação das leveduras), aromas terciários ou buquê (formados durante o processo de amadurecimento na barrica ou em garrafa) e, ainda, aromas relativos aos defeitos do vinho. Eram eles:

  •  Série flores: acácia, gerânio, mel, petála de rosa e violeta;
  • Série futas: limão, laranja, framboesa, morango, amora, damasco, cereja, ameixa, maçã verde, pêra, abacaxi, banana, amêndoa e avelã (frutos secos);
  • Série vegetal: grama, feno fresco, menta e  pimentão verde;
  • Série láctea: manteiga;
  • Série química: piche e enxofre;
  • Série animal: musk e caça;
  • Série balsâmica: madeira, baunilha, cedro, pinho (aromas resinosos), cacau, café torrado, caramelo e fumo (aromas empireumáticos);
  • Série especiarias: anis, canela, cravo, alcaçuz, tomilho e trufa;
  • Série defeitos: TCA e vinagre. 

Na sala de aromas ainda é possível aprender sobre os tipos de solo e elaboração de rolhas. Há no local amostra dos tipos de solos e amostras das rolhas utilizadas para a vedação de vinhos, sejam os tranquilos ou os espumantes, assim como informações sobre os países que são responsáveis pela maior parte da produção mundial de cortiça. A Belasco de Baquedano soube conjugar muito bem a parte mais técnica da visita com elementos de grande descontração, de modo que conhecer suas instalações não se torna algo cansativo. Após as experiências proporcionadas pelos quarenta e seis aromas, fomos levados à última etapa desta visita completamente sensorial: Um almoço harmonizado de cinco passos. No terceiro você já está pedindo pelo amor de Deus para não vir mais comida! Essa experiência gustativa e olfativa foi acompanhada pelos vinhos produzidos pela vinícola, mas isso é assunto para o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário