quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Quinta da Receita - Salmão em Crosta de Gergelim e Salada de Couscous Marroquino

Aos enoamigos que como nós vivem brigando com a balança e  que de vez em quando tem que encarar uma dietinha, mas que adoram beber e comer bem, esta é uma receita leve, fácil e gostosa. O salmão em crosta de gergelim e a salada de couscous marroquino fica parecendo coisa de restaurante. Para acompanhar essa delícia optamos pelo Catarina 2008, um corte de Chardonnay e Fernão Pires, que teve alguma passagem por madeira. Uma boa opção de vinho branco português, com um ótimo custo x benefício. Ele casou muito bem com o prato, uma vez que possui corpo e acidez necessárias para encará-lo. Embora o salmão possa aparentar não ter tanta suculência, a verdade é que ele mantém toda sua estrutura e bastante líquido, exigindo força do vinho, o que o Catarina inegavelmente tem. Portanto, além de boa opção, o Catarina 2008 é uma dica que não fere o bolso de ninguém, já que pode ser encontrado em Recife com certa facilidade por aproximadamente R$ 35,00. Então, vamos colocar a mão na massa?

Salada de Couscous Marroquino

1a fase:
1 xícara de couscous marroquino;
1 e 1/2 xícara de caldo de legumes;
Em um recipiente hidratar o couscus com o caldo de legumes bem quente e deixar descansar por cerca de 10 minutos. Soltar com um garfo e esfriar.

2a fase:
Refogar os ingredientes abaixo (na ordem) em azeite:
Cebola roxa e alho;
Pimentão vermelho e verde;
Tomate;
Cenoura cozida;
Dueto de milho e ervilha;
Couve manteiga picadinha;
Azeitonas pretas ou verdes sem caroço em rodelinhas;
Champignon.

3a fase:
Após misturar os ingredientes refogados com o couscous. Adicionar suco de meio limão, cebolinho picado, pimenta do reino e se necessário sal e azeite.

Salmão com crosta de gergelim

Ingredientes:

Filé de salmão - 500 gr para duas pessoas;
Gergelim branco ou preto ou os dois;
2 Claras de ovo;
1/2 taça de vinho branco;
Sal e pimenta a gosto;
Suco de 1 limão e 1/2;
Azeite

Forma de preparo:

Temperar os filés de salmão com o suco de limão, 1/2 taça de vinho branco, pimenta e sal a gosto, deixar por cerca de 30 minutos na mistura. Após colocar o gergelim e as 2 claras de ovo em dois pratos distintos. Passar o filé de salmão na clara de ovo, depois no gergelim, apertando bem com as mão para o gergelim grudar no peixe. Fritar no azeite, se quiser pode colocar um pouco de alho, esperar pelo menos uns 2 minutos para virar o salmão. É só aproveitar!

Receita base para o Couscous Marroquino retirada de Petit Chef

Nenhum comentário:

Postar um comentário