sábado, 28 de abril de 2012

Vinho por 2 no passeio enológico por Portugal da Adega Alentejana

Infelizmente eu (Maykel) não pude chegar cedo ao evento, já que o trabalho e o trânsito da nossa cidade não permitiram. Terminei perdendo muito tempo com as anotações sobre os vinhos e gastei pouco tempo com o mais importante: o contato com os amigos. Deixo logo registradas as minhas desculpas. No próximo evento prometo chegar mais cedo e anotar menos! Em contrapartida, a relações públicas do blog (Anna) cuidou desta seara e minha falta está perdoada. O mais legal deste tipo de evento é poder fazer novas amizades e estreitar as antigas. O objetivo foi cumprido e o clima no passeio enológico foi de total confraternização. De logo, os nossos agradecimentos aos amigos Agostinho Lopes (Salada à Brasileira), Selma Travassos, George Vasconcelos e Lícia Buchmann, que estão na foto ao lado, Felipe Lins e sua esposa e Helton Deivid - sommelier da RM Express, que sempre nos dá grandes dicas. Tivemos, também, a oportunidade de conhecer Garça Karina esposa de Edvaldo da Cruz, colega de Anna do curso WSET-1 da Wine School, casal bastante simpático! Além da chance de conhecer pessoalmente Ewertom, que escreve sobre os vinhos que degusta no blog Vinhos de Minha Vida e sua namorada Fernanda. Mais um pernambucano falando sobre o tema, que vocês podem conferir através do link que acabamos de inserir na lista de blogs que acompanhamos. 


O fato é que, cada vez mais, temos sido surpreendidos, positivamente, com a receptividade e simpatia dos produtores portugueses que têm vindo ao Recife. Mesmo depois de quase duas semanas afastados de suas casas, já tendo passado por diversas cidades (alguns estiveram até na Expovinis), eles receberam muito bem a todos os participantes do evento.  Paulo Laureano, enólogo super aclamado em Portugal, estava visivelmente cansando, mas isso não foi motivo para ele deixasse a simpatia (sempre com um sorriso no rosto) de lado, como é possível conferir na foto ao lado. O evento contou com cerca de 21 produtores, 96 vinhos, 8 azeites e 4 cervejas. Ponto marcado pela Adega Alentejana e por Tiago Emery, representante da importadora em nossa cidade. Imaginamos o trabalho que tiveram para dar o suporte que produtores deste gabarito merecem.


Quanto aos vinhos, foi interessante ver lado a lado a nova e a velha escola da enologia portuguesa, produzindo rótulos de grande qualidade. Desde os vinhos de Tiago Cabaço, com seu Blog 2009 que recebeu 18 pontos da Revista de Vinhos de Portugal, até a tradicionalíssima Herdade do Mouchão, com o rótulo de mesmo nome (o que estava em prova era da safra 2006) que passa por pisa a pé e envelhecimento em grandes tonéis de madeira, como antigamente se fazia no Alentejo e no resto de Portugal.


É sempre interessante conversar com os enólogos ou proprietários das vinícolas, que estão no dia a dia vivenciando todos os detalhes da produção de seus vinhos. Pena que nem sempre o público aproveita esta chance para aprender e conhecer mais sobre eles. Infelizmente, por muitas vezes, vimos uma parte do público chegar às mesas de degustação querendo provar apenas o vinho topo de gama da vinícola, o que é no mínimo uma falta de elegância. Claro que todos têm a curiosidade de provar os vinhos mais caros e mais elaborados, mas o nosso cotidiano não é feito deles. Então, porque perder a chance de conhecer bons vinhos para as ocasiões mais correntes?! 


Em uma dessas oportunidades vimos um participante pedir de imediato para o enólogo servir o seu vinho top. O enólogo, educadamente, ofereceu os outros vinhos de sua gama antes de servir o que estava no topo. Mesmo assim, o participante insistiu em tomar o rótulo mais elaborado, sem antes conhecer os outros que estavam na mesa. O enófilo não conhecia nem mesmo o vinho mais básico daquele produtor e já queria começar no andar mais alto!


Depois de muita insistência,  o "pai" daqueles vinhos resolveu perguntar para o participante da feira se ele já havia degustado outros rótulos da vinícola. A resposta foi negativa! Depois dessa resposta, foi feita outra pergunta ao enófilo insistente: o senhor toma vinhos reserva todos os dias? Foi um merecido direto de direita no queixo do participante do evento. Feiras como esta não são um momento para se degustar exclusivamente os vinhos topos de gama, mas de conhecer outros rótulos que por algum motivo faltou oportunidade de degustar. Fica registrado o exemplo.


Voltando para os vinhos, as estrelas da noite, tiveram destaque os seguintes rótulos: Guru Branco 2010, Chocapalha Reserva Tinto 2007, Senses Touriga Nacional 2009, Avó Sabica 2004, Hans Cristian Andersen 2009, Cortes de Cima Reserva 2008, Scala Coeli 2008, Monte dos Cabaços Reserva 2004, Blog 2009, Blog Alicante Bouschet + Syrah 2009, Ponte de Canas 2008, Mouchão 2006, Paulo Laureano Vinea Julieta Talhão 24 2009, Burmester Tawny 20 anos e Burmester Porto Branco 10 anos. Durante as próximas semanas vamos comentar alguns vinhos em detalhe, intercalando com as postagens de Mendoza - que já estão atrasadas! Não percam!

3 comentários:

  1. Obrigado, Maykel... Ler tudo isso aqui, fez um efeito de uma nova visita ao evento.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Maykel e Anna,

    Ótimo post. O novo visual do blog também ficou muito bom.

    Obrigado também pela citação do meu nome e o da Fernanda, bem como do blog.

    Saúde!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ewertom!

    Que bom que você gostou do visual do blog!

    Foi um prazer conhecê-los. Temos que marcar para tomar uns vinhos!

    Abraços

    ResponderExcluir