quarta-feira, 9 de maio de 2012

Hans Christian Andersen 2009

Este rótulo nós sempre tivemos curiosidade de experimentar, mas nunca tínhamos tido oportunidade. Soubemos que ele vai começar a ser comercializado aqui no Recife, então novas oportunidades para colocá-lo na taça não vão faltar. É um vinho sempre bem avaliado pela Revista de Vinhos de Portugal, que para a safra 2009 concedeu nota 17,5/20. Sua composição é feita exclusivamente com a casta Syrah, com a qual a Cortes de Cima é pioneira, tendo iniciado o seu manejo em 1991. Trata-se de uma homenagem ao bicentenário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, que escreveu contos como: O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, Os Cisnes Selvagens e o Boneco de Neve. Uma pergunta não deixa de surgir com esta homenagem: Porque uma vinícola do Alentejo fez reverência para um escritor dinamarquês? É que o proprietário da Cortes de Cima, Hans Kristian Jorgensen, como o nome sugere, vem da mesma pátria. O fato é que a homenagem foi muito bem feita! O Hans Christian Andersen, quando degustado, apresentou cor rubi com reflexos violáceos. No nariz sentimos frutas em compota, defumados e especiarias. Na boca mostrou bom corpo e taninos aveludados. Um vinho que apesar de jovem já se encontra muito pronto. 
Classificação Vinho por 2: Muito Bom
País: Portugal
Região: Alentejo
Uva/Corte: Syrah
Teor alcoólico: 14,00%
Preço: R$ 150,00 na RM Express
Degustado em: 26 de abril de 2012

2 comentários:

  1. Poderão encontrar um pouco da história desse vinho e vinícola no website da mesma que existe desde 2000 ou em http/www.facebook.com/cortesdecima.
    Eles são também os produtores do famoso Incógnito. Para além disso o Homenagem acabou de entrar para o Top Ten Best Syrah du Monde sendo a 1.ª vez que um vinho português consta dessa lista exclusiva.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá José Eduardo!

    Valeu pela dica!

    No fim do post colocamos um link da Cortes de Cima.

    Essa premiação do Homenagem é mais que merecida.

    Também conhecemos o Incógnito, um grande vinho.

    Abraços

    ResponderExcluir