segunda-feira, 11 de julho de 2016

Vinho brasileiro ganha vitrines no Reino Unido durante Olimpíadas

Os vinhos brasileiros estarão, literalmente, na vitrine de um dos principais países consumidores da bebida no mundo durante as Olimpíadas. Trata-se da Windows Display Competition, promoção realizada com lojas especializadas do Reino Unido. Os estabelecimentos que aderirem deverão utilizar o tema Brasil e os produtos brasileiros para criar uma vitrine exposta por, no mínimo, duas semanas, entre o início deste mês e o dia 12 de setembro. Os pontos de venda também realizarão promoções e degustações dos produtos verde-amarelos.

A iniciativa é do projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Os participantes receberão materiais promocionais como bandeiras, taças, camisetas e ice bags.

De acordo com o presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, a promoção incentiva os lojistas aexporem os produtos brasileiros de forma mais ostensiva, aproveitando a visibilidade do país em função dos Jogos Olímpicos. "O intuito é expandir o conhecimento sobre os produtos e aumentar a venda durante o período da promoção. O Reino Unido é um dos mercados-alvo do projeto Wines of Brasil e ações como estas ajudam no fortalecimento da imagem do vinho brasileiro e na concretização de negócios", acredita.

Serão premiadas as lojas com as ideias mais criativas, as melhores promoções e as que obtiverem melhor resultado de vendas. A escolha ficará por conta da revista The Wine Merchant e equipe do Wines of Brasil. O prêmio para a melhor vitrine é a vinda do proprietário ao Brasil para conhecer a Serra Gaúcha e as vinícolas. A segunda melhor vitrine premia o lojista com duas caixas de vinho e a terceira com uma caixa. Após o encerramento da promoção, os representantes das lojas enviarão fotos das vitrines, um resumo sobre o impacto nas vendas e um relato sobre a aceitação dos vinhos brasileiros pelo público consumidor.

Na mesma promoção realizada em 2014, em função da Copa do Mundo do Brasil, a projeção inicial era de 40 participantes, mas contou com a adesão de 91 empreendimentos.  A vitrine vencedora foi da Magnum Wineshop e o lojista Brian Saunders veio à Serra Gaúcha em 2015. Ele afirma que a promoção mudou positivamente a percepção dos clientes sobre os produtos brasileiros. "A ação teve um grande impacto nas vendas dos produtos brasileiros. Nada se compara à demonstração dos rótulos brasileiros em meio a um clima “abrasileirado”, falando sobre o país, sua cultura, seus vinhos", relata.
 
Foto: Magnum Wineshop/Divulgação

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