Os vinhos
brasileiros estarão, literalmente, na vitrine de um dos principais países
consumidores da bebida no mundo durante as Olimpíadas. Trata-se da Windows
Display Competition, promoção realizada com lojas especializadas do Reino
Unido. Os estabelecimentos que aderirem deverão utilizar o tema Brasil e os
produtos brasileiros para criar uma vitrine exposta por, no mínimo, duas
semanas, entre o início deste mês e o dia 12 de setembro. Os pontos de venda
também realizarão promoções e degustações dos produtos verde-amarelos.
A iniciativa
é do projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro
do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Os participantes receberão materiais
promocionais como bandeiras, taças, camisetas e ice bags.
De acordo com
o presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, a promoção incentiva os lojistas
aexporem os produtos brasileiros de forma mais ostensiva, aproveitando a
visibilidade do país em função dos Jogos Olímpicos. "O intuito é expandir
o conhecimento sobre os produtos e aumentar a venda durante o período da
promoção. O Reino Unido é um dos mercados-alvo do projeto Wines of Brasil e
ações como estas ajudam no fortalecimento da imagem do vinho brasileiro e na
concretização de negócios", acredita.
Serão
premiadas as lojas com as ideias mais criativas, as melhores promoções e
as que obtiverem melhor resultado de vendas. A escolha ficará por conta da
revista The Wine Merchant e equipe do Wines of Brasil. O prêmio para a melhor
vitrine é a vinda do proprietário ao Brasil para conhecer a Serra Gaúcha e as
vinícolas. A segunda melhor vitrine premia o lojista com duas caixas de vinho e
a terceira com uma caixa. Após o encerramento da promoção, os representantes
das lojas enviarão fotos das vitrines, um resumo sobre o impacto nas vendas e
um relato sobre a aceitação dos vinhos brasileiros pelo público consumidor.
Na mesma promoção realizada em
2014, em função da Copa do Mundo do Brasil, a projeção inicial era de 40
participantes, mas contou com a adesão de 91 empreendimentos. A vitrine
vencedora foi da Magnum Wineshop e o lojista Brian Saunders veio à Serra Gaúcha
em 2015. Ele afirma que a promoção mudou positivamente a percepção dos clientes
sobre os produtos brasileiros. "A ação teve um grande impacto nas vendas
dos produtos brasileiros. Nada se compara à demonstração dos rótulos
brasileiros em meio a um clima “abrasileirado”, falando sobre o país, sua
cultura, seus vinhos", relata.
Foto:
Magnum Wineshop/Divulgação
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