segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Rivetto Barolo del Comune di Serralunga D´Alba DOCG 2010

Semana passada recebemos o certificado do ISG - Internacional Sommelier Guild, uma das principais instituições de ensino sobre vinho no mundo. Aqui no Brasil o curso é ministrado pela Sommelier School, que é um Centro de Formação de Sommeliers. Durante o curso tivemos a oportunidade de provar vinhos com bastante tipicidade, cerca de 48 rótulos, entre brancos, tintos, espumantes, fortificados e de sobremesa. Escolhemos alguns para postar aqui no blog e o primeiro a ser escolhido foi um Barolo, simplesmente fantástico, o vinho predileto do curso. 
O Barolo é um vinho produzido no noroeste da Itália, na região do Piemonte, com a uva Nebbiolo, bastante complexo, com taninos marcantes. Em regra, não deve ser consumido logo após o processo de vinificação, uma vez que precisa passar por alguns  anos de envelhecimento para chegar ao ponto ideal. Para os produtores tradicionais a maceração das uvas é longa e ocorre em grandes toneis de madeira. Já alguns produtores mais modernos, buscando agradar ao mercado, têm substituído algumas técnicas de vinificação para gerar um vinho mais delicado, frutado, macio e mais acessível na juventude, mantendo, entretanto, sua capacidade de adegagem. 
A família Rivetto há quatro gerações produz vinhos nas terras de Alba, desde 1902, quando o avô Giovani abriu sua loja de vinhos que se tornou ponto de referência na venda do produto. Suas vinhas são minimalistas, representando com autenticidade seu terroir, não fazendo uso de produtos químicos sintéticos ou fertilizantes, sem que haja, portanto, um manejo agressivo do solo. 
O Rivetto Barolo del Comune di Serralunga D´Alba DOCG 2010 estagiou por 30 meses em barricas de carvalho esloveno e descansou por mais 10 meses antes da comercialização. No visual apresentou intensidade média, cor rubi com halo atijolado. Interessante lembrarmos que a Nebbiolo é uma variedade com pouco pigmento, o que gera uma cor quase alaranjada, principalmente com o decurso do tempo. No nariz foi possível sentir aromas primários (da uva) - fruta escura e terciários (do envelhecimento), como flores e folhas secas, notas terrosas e cogumelos. Na boca era encorpado, com uma acidez marcante, taninos elevados, que irão amaciar com o tempo e persistência longa. O exemplar degustado ainda estava jovem, mas já era possível perceber toda sua complexidade, definitivamente um vinhaço.
Classificação Vinho por 2: Excelente 
País: Itália 
Região: Serralunga D'Alba - Piemonte
Produtor: Rivetto
Uva/Corte: Nebbiolo 100%
Teor alcoólico: 13,5%
Preço: R$ 460,00
Degustado em: 19 de julho de 2016
Link: Rivetto 
Dica de harmonização: vai bem com carnes vermelhas e queijos maduros
Temperatura de serviço: 18°

2 comentários:

  1. Excelente post! Tenho um destes na adega, e, depois destas dicas importantes, vou guardar para abrir somente numa ocasião especilalíssima!

    ResponderExcluir
  2. É isso André. Um vinho especial, para momentos especiais. Bela aquisição!

    ResponderExcluir