terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Vinhos para a ceia de natal

Mais um Natal que se aproxima e, por isso, mais uma oportunidade de celebrar esta ocasião harmonizando vinhos com os pratos servidos na ceia. A quantidade de rótulos disponível no mercado é muito grande, o que pode causar confusão na hora de adquiri-los e principalmente hamonizá-los com os pratos que são tradicionalmente servidos na festejada noite. Por este motivo, o blog vai dar algumas  dicas de vinhos e harmonizações que podem ser realizadas na ceia Natalina, sem qualquer dificuldade.

Com as entrada da ceia  (frios, patês, torradas e pãezinhos), a harmonização mais universal pode ser feita com tintos mais leves e de menor complexidade (JP Azeitão e Hardys Stamp Cabernet/Merlot), assim como os espumantes (Casa Valduga Arte e Salton Ouro), que são verdadeiros curingas.

Claro que a situação não é tão simples assim, já que a harmonização dos queijos é sempre complicada e pode fugir a esta regra, pois um Brie vai bem com um branco encorpado, enquanto um Grana vai pedir um tinto encorpado. Para os mais detalhistas, vale lembrar que no ano passado, neste mesmo período, publicamos um post sobre harmonização com diversos queijos, o que pode ser conferido neste link.

Falando, ainda, das entradas, os patês também pedem a observação de seu principal ingrediente. Sendo ele, por exemplo, atum ou salmão, um vinho tinho não funcionaria, mas o espumante poderia desempenhar muito bem este papel. Lembrando que o mais importante é sempre respeitar o próprio paladar, realizando as harmonizações que mais agradam, independentemente de regras.

Seguindo para os pratos principais, a praxe é servir: 1) Peru, que poderia ser acompanhado por um tinto seco maduro com taninos contidos e acidez presente ou um branco encorpado. Como exemplo citamos o Muga Reserva (safra que não seja recente) ou um tinto de uva mais leve como o Salton Volpi Pinot Noir. Quanto aos brancos, poderiam se adequar bem à proposta o Fleur Du Cap Chardonnay e o Catarina (Bacalhôa); 2) Tender, que harmoniza com um tinto jovem frutado como o Alta Vista Malbec e Fleur Du Cap Cabernet; 3) Pernil, que casa bem com um tinto jovem e de taninos macios como o Concha y Toro Gran Reserva Ribeiras Carménère ou um branco encorpado como o Alta Vista Premium Chardonnay.

Além dos pratos acima mencionados, o bacalhau também é bastante apreciado e merece comentários mais específicos. Este peixe tem várias possibilidades  de harmonização, o que já foi tratado no blog e merece ser revisto no link  disponibilizado. Contudo, vamos ressalvar nossa opinião de que, em regra, os vinhos tintos tendem a ter um sabor metálico quando harmonizados com frutos do mar, por essa razão nossa recomendação para o bacalhau é de brancos encorpados, com boa garra e complexidade, como por exemplo o Esporão Private Selection e o Muros de Melgaço.

Encerrando a noite de Natal as sobremesas que normalmente se destacam são a rabanada,  o panetone e o bolo de frutas cristalizadas que harmonizam bem com vinhos passificados, de colheita tardia e o famoso Moscatel de Setúbal. Nossa indicação para este casamento é o Moscatel feito pela Bacalhôa, que pode ser encontrado na RM Express/Casa dos Frios por aproximadamente R$ 30,00.


Um feliz Natal, com saborosas harmonizações para todos.

Ps. Foto da mesa de fim de ano da querida Cris Mattos.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog! Vou colocar vcs nos sites que recomendo!
    Sempre que quiserem publicar uma receita do alecrim-blog podem ficar a vontade!
    Abraços
    Samuel Toledo
    www.alecrim-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir